Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/63087

TitleCultura popular: uma revisitação conceptual
Author(s)Ribeiro, Rita
KeywordsCultura popular
Tradição
Reflexividade
Comunidade
Issue date2019
PublisherHúmus
CitationRibeiro, R. (2019). Cultura popular: uma revisitação conceptual. In M. L. Martins & I. Macedo (Eds.), Políticas da língua, da comunicação e da cultura no espaço lusófono (pp. 107-115). V. N. Famalicão: Húmus.
Abstract(s)Do debate teórico sobre a cultura tem estado ausente a cultura popular ligada às manifestações tradicionais. Acossada pela modernização das sociedades e em atrofia nos combates simbólicos com a cultura erudita e a cultura de massas, a cultura popular tornou-se o outro da cultura na modernidade. Sobrevive, ainda assim, e é central na construção identitária das comunidades, provando resistir à expropriação e reificação a que foi submetida. Urgem, agora, análises conceptuais que incorporem as transformações recentes por que passa a cultura popular de matriz tradicional, uma vez que se evidenciam formas novas de as comunidades revigorarem e viverem estas manifestações culturais, a partir de visões reflexivas que incorporam tanto a valorização e reconhecimento inerentes à noção de herança ou património cultural, quanto os riscos da sua captura pela lógica mercantil.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63087
ISBN978-989-755-427-8
Publisher versionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/259
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_Ribeiro_CulturaPopular.pdf73,16 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID