Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63261

TítuloDesenvolvimento de carreira e processos acadêmicos: Uma articulação possível e necessária
Outro(s) título(s)Career development and academic processes: A possible and needed articulation
Desarrollo profesional y procesos académicos: Una articulación posible y necesaria
Autor(es)Oliveira, Íris M.
Taveira, Maria do Céu
Palavras-chavedesenvolvimento profissional
rendimento escolar
intervenção psicológica
professional development
academic achievement
psychological intervention
desarrollo profesional
rendimiento escolar
intervención psicológica
Data2016
EditoraAssociação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP)
RevistaRevista Brasileira de Orientação Profissional
Resumo(s)A literatura que articula o desenvolvimento de carreira e os processos acadêmicos dos estudantes é escassa. Este estudo teórico defende a tese de que é possível e necessário articular o desenvolvimento de carreira e os processos acadêmicos. Apresentam-se perspectivas teóricas e contributos empíricos que informam sobre a articulação entre os processos de carreira e acadêmicos. Com base na literatura existente, sugere-se a possibilidade de atender a essa articulação na prática psicológica, através de propostas para a intervenção promocional e em remediação. Este estudo poderá estimular o reconhecimento da possibilidade e necessidade de articular o desenvolvimento de carreira e os processos acadêmicos. Nesse âmbito, discutem-se implicações para a teoria, investigação e intervenção psicológica futuras.
The literature articulating students' career development and academic processes is scarce. This article defends the possibility and need to articulate career development and academic processes. Theoretical perspectives and empirical contributions informing the articulation among career and academic processes are presented. Based on extant literature, the possibility to acknowledge such an articulation in psychological practice is suggested, offering proposals to promotional and remediate interventions. This work might stimulate the recognition of the possibility and need to articulate career development and academic processes. Implications for further theory, research and intervention in this topic are discussed.
La literatura que articula el desarrollo de la formación profesional y los procesos académicos de los estudiantes es escasa. Este estudio teórico defiende la tesis de que es posible y necesario articular el desarrollo de la formación profesional y los procesos académicos. Se presentan perspectivas teóricas y contribuciones empíricas que abordan la articulación entre los procesos de formación e académicos. Basados en la literatura existente, se sugiere la posibilidad de considerar esa articulación en la práctica psicológica, a través de propuestas para la intervención promocional y en remediación. Este estudio teórico incitará el reconocimiento de la posibilidad y necesidad de articular el desarrollo de la formación profesional y los procesos académicos. En este ámbito, se discuten implicaciones para la teoría, la investigación y la intervención psicológica futuras.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63261
ISSN1679-3390
e-ISSN1984-7270
Versão da editorahttp://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v17n1/03.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de Carreira e Processos Academicos.pdf300,18 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID