Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63263

TítuloDelineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior
Outro(s) título(s)Design and evaluation of a higher education academic adaptation program
Diseño y evaluación de un programa de adaptación académica en la enseñanza superior
Autor(es)Barbosa, Marcela de Moura Franco
Oliveira, Marina Cardoso de
Melo-Silva, Lucy Leal
Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveAdaptação
universitários
orientação profissional e de carreira
Adaptation
undergraduate students
professional and career guidance
Adaptación
universitarios
orientación profesional y de carrera
Career guidance
Professional
Data2018
EditoraAssociação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP)
RevistaRevista Brasileira de Orientação Profissional
Resumo(s)A adaptação acadêmica é um processo complexo e seu êxito relaciona-se com a satisfação com a vida e sucesso na carreira. Este estudo buscou delinear e apresentar os resultados de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior. Participaram 22 universitários com dificuldades de adaptação. Para o delineamento recorreu-se ao método da pesquisa-ação e para a avaliação dos resultados inspirou-se no método quase-experimental com a avaliação antes e após a intervenção. Os resultados mostraram que com o delineamento foi possível disponibilizar um modelo de oficina que atende às demandas do público-alvo. Em relação aos resultados da intervenção constatou-se que os participantes conseguiram melhorar seus escores após a intervenção em importantes dimensões da Escala de Ajustamento Acadêmico e de Adaptabilidade de Carreira.
Academic adaptation is a complex process and its success is related to life satisfaction and career success. This study aimed to design and evaluate the results of an Academic Adaptation Program in higher education. Twenty-two university students, with problems of adaptation, participated in the study. For the design stage, the action-research method was applied. For the assessment, we were inspired by the quasi-experimental method with the comparison before and after the intervention. As a result, in the design stage was offered a workshop model that met the demands of the target group. Regarding the assessment of the intervention, participants were able to improve their scores after the intervention in important dimensions of the Academic Adjustment Scale and Career Adaptability.
La adaptación académica es un proceso complejo y su éxito se relaciona con la satisfacción con la vida y el éxito en la carrera. Este estudio buscò delinear y evaluar los resultados de un Programa de Adaptación Académica en la enseñanza superior. Participaron 22 universitarios con problemas de adaptación. Para cumplir los objetivos, se recurrió al método de investigación-acción y al diseño cuasi-experimental con evaluación antes y después de la intervención. Los resultados mostraron que con el programa fue posible disponibilizar un modelo de intervención grupal en correspondencia con las demandas del grupo meta. En relación con los resultados de la intervención, se constató que los participantes lograron mejorar sus puntuaciones después de la intervención em importantes dimensiones de la Escala de Adaptación Académica y de Adaptabilidad de Carrera.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63263
DOI10.26707/1984-7270/2019v19n1p61
ISSN1679-3390
e-ISSN1984-7270
Versão da editorahttp://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v19n1/08.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Delineamento e Avaliacao de um Programa.pdfDelineamento e Avaliação de um Programa de Adaptação Acadêmica no Ensino Superior387,07 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID