Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63315

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCardoso, Daniela Filipa Batistapor
dc.contributor.authorFineout-Overholt, Ellenpor
dc.contributor.authorPereira, Rui Pedro Gomespor
dc.contributor.authorFerraz, Lucimarepor
dc.contributor.authorRodrigues, Manuel Alvespor
dc.contributor.authorApóstolo, João Luís Alvespor
dc.date.accessioned2020-01-20T16:05:16Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.date.submitted2019-07-
dc.identifier.citationCardoso, D. F. B., Fineout-Overholt, E., Pereira, et. al.(2020). Translation, cross-cultural adaptation and preliminary validation of instruments for Portuguese nursing educators regarding evidence based practice. Enfermería actual en Costa Rica, (38).por
dc.identifier.issn1409-4568por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63315-
dc.description.abstractThe objective of this study is to translate and culturally adapt to European Portuguese “EBP Beliefs Scale for Educators” (EBPB-E), “EBP Implementation Scale for Educators” (EBPI-E) and “Organizational Culture & Readiness for School-wide Integration of Evidence-based Practice Survey” for Educators (OCRSIEP-E); and to provide preliminary validation data. The study was carried out in two phases: translation and transcultural adaptation; and preliminary validation in nursing educators of nine nursing schools in Portugal. Pre-final versions of the instruments were considered easy to understand. But, the participants suggested including the possibility of "I don't know" response and increasing the recall period in the EBPI-E. 68 educators participated in phase II. The α for EBPB-E, EBPI-E and OCRSIEP-E was 0.88, 0.95 and 0.94 and the corrected element-total correlations between the items and the total score ranged from 0.20 to 0.75, 0.59 to 0.84 and -0.06 to 0.78, respectively. Preliminary findings showed a strong internal consistency. It is concluded that other validation studies with more robust samples are needed to prove the reliability and validity of the instruments.por
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio es traducir y adaptar culturalmente al portugués europeo “EBP Beliefs Scale for Educators” (EBPB-E), “EBP Implementation Scale for Educators” (EBPI-E) y “Organizational Culture & Readiness for School-wide Integration of Evidence-based Practice Survey” para docentes (OCRSIEP-E); y presentar datos preliminares de validación. El estudio se realizó en dos fases: traducción y adaptación transcultural; y validación preliminar en docentes de enfermería de nueve escuelas de enfermería de Portugal. Las versiones pre finales de los instrumentos se consideraron de fácil comprensión. Pero, los participantes sugirieron incluir la posibilidad de respuesta "no sé" y aumentar el período de recuerdo en el EBPI-E. 68 educadores participaron en la fase II. El α para EBPB-E, EBPI-E y OCRSIEP-E fue 0,88, 0,95 y 0,94 y las correlaciones elemento-total corregidas entre los ítems y la puntuación total variaron de 0,20 a 0,75, 0,59 a 0,84 y -0,06 a 0,78, respectivamente. Los hallazgos preliminares mostraron una fuerte consistencia interna. Se concluye que se necesitan otros estudios de validación con muestras más robustas para probar la confiabilidad y la validez de los instrumentos.spa
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é traduzir e adaptar culturalmente o português europeu “Escala de Crenças EBP para Educadores” (EBPB-E), “Escala de Implementação EBP para Educadores” (EBPI-E) e “Cultura Organizacional e Prontidão para Integração em toda a Escola de Pesquisa Prática Baseada em Evidências” para professores (OCRSIEP-E); e fornecer dados preliminares de validação. O estudo foi realizado em duas fases: tradução e adaptação transcultural; e validação preliminar em professores de enfermagem de nove escolas de enfermagem em Portugal. As versões prefinais dos instrumentos foram consideradas fáceis de entender. Porém, os participantes sugeriram incluir a possibilidade de resposta "não sei" e aumentar o período de recall no EBPI-E. 68 educadores participaram da fase II. O α para EBPB-E, EBPI-E e OCRSIEP-E foi de 0,88, 0,95 e 0,94 e as correlações elemento total corrigidas entre os itens e a pontuação total variaram de 0,20 a 0,75, 0,59 a 0,84 e -0,06 a 0,78, respetivamente. Os resultados preliminares mostraram uma forte consistência interna. Conclui-se que outros estudos de validação com amostras mais robustas são necessários para comprovar a confiabilidade e validade dos instrumentos.-
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidad de Costa Ricapor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectValidation-studiespor
dc.subjectEvidence-based-practicepor
dc.subjectEducation-nursingpor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectEstudios-de-validaciónpor
dc.subjectPráctica-clínica-basada-en-la-evidenciapor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectEducación-en-enfermeríapor
dc.subjectEducação-em-enfermagem-
dc.subjectEstudos-de-validação-
dc.subjectPrática-clínica-baseada-em-evidências-
dc.subjectprofessores-
dc.titleTraducción, adaptación cultural y validación preliminar de instrumentos para educadores de enfermería portugueses sobre práctica basada en la evidenciapor
dc.title.alternativeTranslation, cross-cultural adaptation and preliminary validation of instruments for Portuguese nursing educators regarding evidence based practicepor
dc.title.alternativeTradução, adaptação transcultural e validação preliminar de instrumentos para docentes de enfermagem portugueses sobre prática baseada na evidênciapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.ucr.ac.cr/index.php/enfermeria/article/view/38255por
oaire.citationIssueEnero 2020 – Junio 2020por
oaire.citationVolume38por
dc.identifier.doi10.15517/revenf.v0i38.38255por
dc.date.embargo10000-01-01-
dc.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdepor
sdum.journalRevista Electrónica Enfermería Actual en Costa Ricapor
Aparece nas coleções:ESE-CIE - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo publicado.pdf
Acesso restrito!
379,43 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID