Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6337

TítuloA influência da água no ruído produzido pelo tráfego rodoviário
Autor(es)Freitas, Elisabete F.
Pereira, Paulo A. A.
Santos, Luís Picado
Santos, Adriana P. S.
Data2006
EditoraUniversidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil (DEC)
Citação"Engenharia Civil". ISSN 0873-1152. 26 (2006) 5-15.
Resumo(s)A qualidade ambiental preconizada na legislação europeia, no que respeita ao ruído produzido pelo tráfego rodoviário, é cada vez mais exigente. Por sua vez, a prática portuguesa no domínio da avaliação do ruído rodoviário e o conhecimento dos factores que o determinam ainda são insuficientes para satisfazer os requisitos europeus. Assim, neste artigo estuda-se a influência da presença da água no nível de ruído em dois tipos de superfícies usadas correntemente em Portugal. No estudo consideram-se dois trechos consecutivos, integrados na A41/IC24, uma com camada de desgaste em betão betuminoso drenante e a outra com camada de desgaste em betão betuminoso. A avaliação dos níveis sonoros em cada uma das secções foi realizada pelo Método Estatístico de Passagem. A análise dos resultados integra 3 abordagens, as quais se baseiam no índice estatístico de passagem, no nível de pressão sonora dos veículos de ensaio e no espectro de ruído. Verificou-se que o nível de ruído aumenta significativamente com a presença da água. Esse aumento é determinado pelos níveis de pressão sonora correspondentes a frequências superiores a 500 Hz, quando se trata de veículos pesados. No caso dos veículos ligeiros esse aumento é mais significativo a frequências superiores a 1000 Hz, particularmente na camada em betão betuminoso.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6337
ISSN0873-1152
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:REC - Número 26

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