Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/63461

TitleProdução de indicadores de qualidade: a enfermagem que queremos evidenciar
Author(s)Petronilho, Fernando
KeywordsProcesso de enfermagem
Foco de atenção
Ação intencional dos enfermeiros
Indicadores de qualidade
Transições
Issue dateJan-2009
PublisherEdições Sinais Vitais
JournalRevista Sinais Vitais
CitationPetronilho, Fernando (2009). "Produção de indicadores de qualidade: a enfermagem que queremos evidenciar", Revista Sinais Vitais, 82: 35 - 43. Coimbra.
Abstract(s)Com este artigo propomos uma reflexão sobre a produção de indicadores de qualidade com grande centralidade na discussão sobre o foco da enfermagem. Portanto, um debate sobre o tema a montante desses mesmos indicadores. Neste sentido, a produção de indicadores será sempre o fim de linha de um processo que tem a ver com a intencionalidade da ação profissional dos enfermeiros junto dos cidadãos, onde será evidenciada a sua utilidade social. A partir do modelo exposto, o mesmo será dizer, a partir da teoria de enfermagem, selecionamos e refletimos sobre um conjunto de focos de atenção (entre outros possíveis) que entendemos serem significativos e representativos para o exercício profissional dos enfermeiros, a partir dos quais fará muito sentido produzir indicadores de qualidade. No essencial, este trabalho tem como propósito ex¬planar um conjunto de ideias centrais sobre o que nos parece ser importante quando falamos na produção de indicadores que dão visibilidade ao exercício profissional dos enfermeiros.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63461
ISSN0872-8844
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Produção de Indicadores da Qualidade - a enfermagem que queremos evidenciar.pdf936,44 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID