Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/63474

TitleEstratégias de implementação da prática baseada na evidência – uma revisão sistemática
Author(s)Guerra, Ana Cristina Pinheiro
Pereira, Rui Pedro Gomes
KeywordsEstratégias de implementação
Prática baseada na evidência
Issue date2012
PublisherAssociação Portuguesa de Enfermeiros
Abstract(s)Enquadramento conceptual: Incorporar a evidência nos cuidados de saúde é um desafio para os profissionais. Para que se produza a correta transferência da evidência científica é necessário uma boa informação baseada na investigação, capaz de superar uma avaliação crítica rigorosa, estratégias efetivas para a difusão que permitam o acesso à informação, contextos físicos e intelectuais em que se valorize e apoie a adoção do conhecimento novo e alteração de comportamentos. Problema de investigação: Quais as estratégias mais eficazes de implementação da Prática Baseada na Evidência entre os enfermeiros, face a evidência científica? Método, procedimentos de recolha e análise de dados: A revisão sistemática da literatura foi orientada pelo método PI(C)OD, critérios de inclusão e exclusão. Foram pesquisadas as bases de dados PubMed, CINAHL, ScIELO e EBSCO para artigos em texto integral em inglês, utilizando descritores MeSH e que descrevessem e avaliassem as estratégias de implementação da PBE. Resultados e conclusões: Os últimos estudos sobre disseminação e implementação da PBE, foram na maioria experimentais e quasi-experimentais e os resultados têm possibilitado aperfeiçoar as metodologias de implementação da PBE. Para assegurar a viabilidade do processo de implementação é essencial avaliar a estrutura organizacional, identificar os canais de comunicação e os líderes principais que apoiam a implementação e avaliar os recursos financeiros, físicos e humanos. A eleição da estratégia de implementação deve basear-se em conhecimentos científicos relevantes e implicar o uso de diversas estratégias coexistentes. As estratégias multifacetadas são mais efetivas que as isoladas porque abordam partes diferentes do processo de mudança.
TypeAbstract
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63474
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

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