Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63537

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto-Coelho, Zarapor
dc.date.accessioned2020-01-31T14:34:54Z-
dc.date.available2020-01-31T14:34:54Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPinto-Coelho, Z. (2013). Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas. dObra[s], 6(14), 98-107. https://doi.org/10.26563/dobras.v6i14.60por
dc.identifier.issn1982-0313por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63537-
dc.description.abstractHá razões para acreditar que os corpos das mulheres heterossexuais ganharam um novo protagonismo na publicidade e nas revistas de moda atuais com o surgimento de uma nova figura, crescentemente globalizada, da mulher que afirma a sua feminilidade por meio de um corpo sexy – e não apenas belo, mas “saudável” –, e na escolha e afirmação livre do mesmo, um processo apresentado como fonte de empoderamento individual, motivo de celebração, de divertimento e de prazer. Neste artigo, pretendo, a partir de uma abordagem sociossemiótica, sublinhar a complexidade dos processos envolvidos na comunicação desse tipo de imagem no contexto de revistas femininas publicadas em Portugal. Importa compreender essa complexidade antes de opinarmos sobre os modos como esse tipo de imagem interfere na relação que cada uma de nós tem consigo mesma.por
dc.description.abstractThere are reasons to believe that the bodies of heterosexual women gained new prominence in today advertising and fashion magazines with the rise of a new increasingly globalized figure: the woman who asserts her femininity by portraying a sexy body – not just beautiful, but “healthy” –, freely chosen and asserted, a process presented as a source of individual empowerment, a cause for celebration, fun and pleasure. In this article I intend to return to the debate, based on a social-semiotic approach, to underline the complexity of the processes involved in the communication of such images, in the context of women’s magazines published in Portugal. It is important to understand this complexity before passing judgments on the ways such images interfere in the relationship we have with ourselves.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCorpopor
dc.subjectHeterossexualidadepor
dc.subjectRevistas femininaspor
dc.subjectsociossemióticapor
dc.subjectBodypor
dc.subjectHeterosexualitypor
dc.subjectWomen’s magazinespor
dc.subjectSocial semioticspor
dc.titleUma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininaspor
dc.title.alternativeA social-semiotic approach of advertising imagery in women’s magazinespor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/60por
dc.commentsPartilhar este documento com a comunidade "Departamento de Ciências da Comunicação"por
oaire.citationStartPage98por
oaire.citationEndPage107por
oaire.citationIssue14por
oaire.citationVolume6por
dc.identifier.eissn2358-0003por
dc.identifier.doi10.26563/dobras.v6i14.60por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.wosArts & Humanitiespor
sdum.journaldObra[s]por
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals
DCC - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2013_Pinto-Coelho_Uma-abordagem-sociossemiotica-das-imagens-publicitarias-nas-revistas-femininas.pdf428,25 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID