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TítuloFormação de mediadores para atuação em museus itinerantes de ciências: uma investigação centrada na adequação das formações à diversidade de público visitante
Outro(s) título(s)Trainning of mediators for mobile science museums: a research focused on the adequacy of training for the diversity of the visiting public
Autor(es)Simões, Aurora Lopes
Orientador(es)Afonso, Ana Sofia
Palavras-chaveComunicação de ciências
Curso de formação
Museu itinerante
Mediador de museu
Mobile science museum
Museum mediators
Science communication
Training mediators’ courses
Data2019
Resumo(s)Os museus de ciências itinerantes desempenham um papel importante em levar as ciências às populações com acesso restrito a essas áreas do conhecimento. Eles visam contribuir para promover o letramento científico dos visitantes e sua integração social. No Brasil, houve um boom desses museus de ciências itinerantes, mas eles enfrentam vários desafios em suas atividades. Um desses desafios tem a ver com o recrutamento e desenvolvimento profissional de mediadores de museus, para que eles possam se engajar com o público um modelo dialógico de comunicação científica. Este estudo visa responder às seguintes questões de pesquisa: 1) em que medida a formação que é dada aos mediadores é sentida como sendo adequada para que estes possam comunicar eficazmente ciências a uma diversidade de públicos, tanto na perspectiva dos mediadores, como na de seus coordenadores?; 2) em que medida o recrutamento de educadores de museus atende à necessidade de comunicar as ciências a uma diversidade de públicos? A amostra foi composta por três coordenadores e 32 mediadores do museu itinerante. Os dados, coletados por meio de entrevistas com os coordenadores e aplicação de questionários aos mediadores do museu, revelam que os participantes consideram relevante a formação dada aos mediadores do museu, mas esta, por si só, é tida como insuficiente. A relevância do curso reside na oportunidade de familiarizar os mediadores com o modelo dialógico de comunicação científica, e de contribuir para desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes. Embora todos os participantes defendam a necessidade de ações continuadas para o desenvolvimento profissional dos mediadores, consideram que existem vários obstáculos à sua implementação, como: a rotatividade das equipes, o grande número de tarefas atribuídas a cada membro de uma equipe e a não profissionalização do mediador do museu. Os coordenadores mencionaram ainda que mesmo após o curso de formação, muitos mediadores ainda se baseiam no modelo de “déficit” para a comunicação científica, não são competentes em adaptar o discurso a diferentes tipos de visitantes em curtos períodos de tempo e não superaram suas limitações de conhecimento de conteúdo. Os mediadores do museu também mencionaram que, após o curso, não são competentes para interagir com públicos com necessidades educativas especiais. Em relação ao recrutamento de mediadores de museus, os dados indicam que o processo de seleção tem em consideração o mediador enquanto comunicador científicico. De fato, os candidatos são entrevistados e é-lhes solicitado que simulem a comunicação que se estabeleceria com um dado público em torno de um objeto científico.
Mobile science museums play an important role in bringing sciences to populations with restrict access to these areas of knowledge. They aim at contributing to promote visitors’ scientific literacy and their social integration. In Brazil, there has been a boom of these mobile science museums, but they face several challenges in their activity. One of them is concerned with the mobile museums’ practice is the science communication. Particularly, on how they recruit and support the professional development of museum mediators, so that they can engage in a dialogic model of science communication. Since little is known on these aspects, this study aims at answering the following research questions: 1) to what extent do museum mediators and their coordinators consider the mediators’ training adequate to communicate science to a diversity of audiences?; 2) to what extent does the recruitment of museum educators address the needs to communicate science to a diversity of audiences? The sample was composed by three coordinators and 32 museum mediators. Data was collected by interviewing coordinators and by applying questionnaires to museum mediators. Participants in this study consider that the museum mediators’ training is relevant but insufficient, as it relies on short initial courses. Nevertheless, these courses are important to engage museum educators in a dialogic model for science communication, and to develop skills, skills, knowledge and attitudes. While all the participants defend that systematic opportunities for mediators’ professional development are needed, there are several obstacles to their implementation, e.g. the rotation of the teams, the huge number of tasks allocated to each member of a team, the non-professionalization of the museum mediator. Coordinators mentioned that in practice, and even after the course, many museum mediators still use the deficit model for science communication, are not competent in adapting the discourse to different types of visitors in short periods of time, and did not overcome their limitations in content knowledge. Museum mediators also mentioned that after the course they are not competent to interact with audiences with special educational needs. Regarding the recruitment of museum mediators, data show that the selection process has in consideration the museum mediator role in science communication. Indeed, not only the candidates are interviewed but are asked to prepare and present to a viva how they would facilitate an audience engagement with an object.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63694
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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