Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63696

TítuloOrganização e tratamento de dados nos 1.º e 6.º anos de escolaridade
Outro(s) título(s)Organization and data management in classes of 1st and 6th grades
Autor(es)Duro, Cristina Maria Barbosa Pereira
Orientador(es)Mamede, Ema
Palavras-chaveEnsino
Estatística
Organização e tratamento de dados
Organization and data management
Statistic
Teaching
Data2019
Resumo(s)O presente relatório sustenta uma investigação pedagógica realizada no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto realizado foi desenvolvido em dois contextos escolares distintos, um numa turma de 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico e outro numa turma de 6.º ano do 2.º ciclo do Ensino Básico e teve como tema a Organização e Tratamento de Dados (OTD), um dos domínios da área curricular da Matemática. Este projeto procurou perceber o modo como os alunos compreendem a OTD, tentando dar resposta às seguintes questões de investigação: 1) Que conhecimento informal trazem os alunos sobre Organização e Tratamento de Dados? 2) Como compreendem os alunos a informação apresentada em diferentes representações? 3) Que dificuldades manifestam os alunos nas diferentes representações? Na implementação do projeto optou-se por uma metodologia qualitativa numa abordagem próxima da Investigação-Ação, onde se respeitou o seu caráter cíclico e as suas fases de planificação, ação, observação e reflexão. Em cada um dos contextos, foi aplicado um teste de diagnóstico, antes das sessões de intervenção, para perceber qual o conhecimento informal dos alunos acerca do tema e, também, um teste de avaliação final para averiguar a evolução das suas aprendizagens. Quanto ao número de sessões, no 1.º ciclo do Ensino Básico foram aplicadas sete e no 2.º ciclo do Ensino Básico apenas foram aplicadas cinco sessões. Após a realização deste projeto é possível concluir que houve, realmente, um desenvolvimento das competências estatísticas dos alunos. É de realçar que estes já possuíam conhecimentos informais sobre a estatística, resultantes do contacto com as experiências do seu dia a dia. As maiores dificuldades encontradas, no 1.º ciclo do Ensino Básico, estão relacionadas com a construção de gráficos e pictogramas, nomeadamente dificuldades em atribuir aos dados um eixo e em definir a escala de cada um dos eixos. No 2.º ciclo do Ensino Básico, os alunos apresentam dificuldades na distinção dos conceitos de moda, média e amplitude e nos conceitos relacionados com o referencial cartesiano (abcissa, ordenada, coordenadas).
This report supports a pedagogical research developed within the Training Curricular Unit of the Master's Degree in Teaching in Primary Education and within the subjects of Mathematics and Science of the second stage of Basic Education. The project was developed in two different school contexts, one in the class of 1st graders of the Primary Education and another one in a 6th grade class of the Second Stage of Basic Education. The project had as main theme Organization and Data Management, one of the domains of the Math’s curriculum. This project tried to grasp how students see Organization and Data Management by attempting to answer the following research questions: 1) What informal knowledge do students bring about Organization and Data Management? 2) How do students understand the information presented in different representations? 3) What constraints do students reveal in different representations? For the implementation of the project, a qualitative methodology was chosen in a close approach to the research-action, in which its cyclical character and its planning, action, observation and reflection phases were respected. In each of the contexts was applied a diagnostic test prior to the intervention sessions, to understand the students' informal knowledge about the subject, as well as a final assessment test to check their learning process. Regarding the number of sessions, in the Primary Education were applied seven and in the second stage of Basic Education only five. At the end of this project it is possible to conclude that there was, in fact, a development of the students' statistical skills. It should be noted that they had already informal knowledge about statistics due to the contact with their daily experiences. The major difficulties found in the Primary Education are related to the construction of graphs and pictograms, namely difficulties in giving the data an axis and in defining the scale of each axis. In the second stage of Basic Education, students have difficulties in distinguishing the concepts of mode, average and amplitude and the concepts related to the Cartesian referential (abscissa, ordinate, coordinates).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63696
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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