Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63706

TítuloApoio da intervenção precoce no domicílio: as perspetivas de mães do distrito de Braga
Outro(s) título(s)Support for early intervention at home: mothers’ perspectives in the district of Braga
Autor(es)Mendes, Joana Lomba Macedo
Orientador(es)Pereira, Ana Paula da Silva
Palavras-chaveApoio domiciliário
Família
Intervenção precoce
Data2019
Resumo(s)A Intervenção Precoce (IP) é um serviço que apoia todas as crianças até aos 6 anos de idade e as respetivas famílias, que estejam em risco ou com algum atraso no desenvolvimento. Quando os profissionais trabalham com estas crianças e com as suas famílias, têm sempre de ter em atenção que a criança é um elemento pertencente a vários grupos e contextos (família, creche, comunidade), com os quais se relaciona diariamente. Neste sentido, o apoio deve sempre ser realizado nos contextos naturais da criança, ou seja, nos locais que a criança e a família deveriam frequentar naturalmente, caso não fosse necessário qualquer tipo de apoio. O apoio que é realizado no domicílio está associado a um aumento da participação da família, promovendo assim, o reforço das suas capacidades. Apesar de existirem vários contextos onde o apoio pode ser realizado, neste projeto, intitulado “Apoio da Intervenção Precoce no domicílio: Perspetivas de mães do distrito de Braga”, dá-se atenção ao apoio realizado no domicílio. Para estudo deste fenómeno utilizou-se uma metodologia qualitativa e recorreuse à entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados. Foram entrevistadas 5 mães de crianças que estão a ser apoiadas pela IP, há pelo menos seis meses, pelo mesmo profissional, no distrito de Braga. Os dados foram analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos referem que as famílias estão disponíveis para receber os profissionais nas suas casas e consideram que este apoio é muito importante no acompanhamento dos seus filhos. As mães identificaram vantagens associadas ao apoio no domicílio, nomeadamente: maiores níveis de participação da criança no apoio pelo facto de as crianças estarem no seu ambiente natural com os seus próprios materiais, maior partilha de informação e colaboração entre pais e profissionais, e integração dos objetivos definidos no plano individual de intervenção nas atividades e rotinas do dia-adia. De um modo geral, as mães estão satisfeitas com o apoio da IP no domicílio, revelando ainda uma excelente relação de parceria com os profissionais das equipas e um papel ativo em todo o processo. Os resultados deste estudo perspetivam uma melhor e maior compreensão das dinâmicas e benefícios que resultam do apoio da IP no domicílio, aspetos que se podem constituir como fatores promotores do apoio domiciliário, apoio este indicador de qualidade no atendimento às famílias na IP.
Early Intervention (EI) is a service that supports all children up to the age of 6, and their families, who are at risk or with some delay in their development. When professionals work with these children and their families, they need to take into account that the child is an element that belongs to several groups and contexts (family, kindergarten, community) with whom he/she interacts daily. In this sense, the intervention must always be carried out in the child’s natural contexts, that is, the places where the child and his/her family should be frequenting if there was no need for any type of intervention. The intervention that is carried out at home is associated to an increased participation from the family, thus promoting the strengthening of their skills. Even though there are several contexts where the intervention could be carried out, this project, named “Support for Early Intervention at home: Mothers’ perspectives in the district of Braga”, focuses on the intervention performed at home. In order to study this phenomenon, it was used a qualitative methodology and semi-structured interviews, as an instrument for data collection. The interviews were conducted on 5 children’s mothers that are being supported by EI for six months at least, by the same professional, in the district of Braga. The data was analyzed while resorting to a content analysis technique. The results obtained show that the families are available to receive professionals in their homes and that they believe that this support is extremely important for their children’s development. The mothers identified several advantages regarding support at home, in particular: higher participation from the child since the support is carried out in the children’s natural context with their own materials; a bigger sharing of information and collaboration between parents and professionals; and integration of the goals defined in the individual intervention plan in the daily activities and routines. All in all, the families are pleased with this service at home, even displaying an excellent partnership with the team’s professionals and an active role throughout the whole process. The results of this study aim to create a better and greater understanding of the dynamics and benefits resulting from EI at home, aspects that can be recognized as promoting factors for the support at home, which is a quality indicator of the assistance to families regarding EI.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63706
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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