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https://hdl.handle.net/1822/63709
Título: | Potencialidades da articulação da prática laboratorial com instrumentos de expressão e comunicação oral e artística: um estudo com crianças do pré-escolar e do 1º ciclo |
Outro(s) título(s): | Potentiality of laboratory practice articulation with oral and artistic expression and communication instruments: a study on pre-school children |
Autor(es): | Torres, Andreia Liliana Silva |
Orientador(es): | Vilaça, Teresa |
Palavras-chave: | Atividade experimental Atividade laboratorial Ciências Expressão artística Expressão oral Artistic expression Experimental activity Laboratory activity Oral expression Sciences |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente relatório foi concebido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado
em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes nesta intervenção e
investigação sobre a prática foram duas turmas de diferentes valências: uma constituída por crianças
de 3 anos do Pré-Escolar e outra composta por alunos do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
No contexto da minha intervenção pedagógica supervisionada, este projeto partiu do seguinte
problema de investigação sobre a prática: quais são as potencialidades da articulação da prática
laboratorial com instrumentos de expressão e comunicação oral e artística, a nível da construção de
conhecimento substantivo e processual de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo e da sua melhoria da
expressão oral e artística? A partir de questões relacionadas com o problema de investigação,
sustentando uma prática assente numa perspetiva construtivista do ensino das ciências, foram
formulados os seguintes objetivos de investigação: caraterizar a evolução das conceções sobre
conteúdos científicos e do conhecimento processual; caraterizar a evolução das competências de
comunicação oral e artística. Considerando estes objetivos, optou-se por uma investigação-ação. Os
resultados apresentados surgem do cruzamento dos dados recolhidos ao longo do projeto de
intervenção. Estes encontram-se nos diários de bordo semanais feitos por mim, na análise documental
dos trabalhos dos alunos e das fotos ou vídeos produzidos, nas grelhas de observação e na entrevista
de grupo focal com recordação estimulada por fotografias tiradas durante as práticas pedagógicas.
Com os resultados desta investigação foi possível percecionar uma grande evolução das
conceções das crianças e dos alunos sobre os conteúdos tratados, bem como uma grande evolução do
conhecimento processual, onde a maioria evidenciou uma evolução na capacidade de planificar
trabalho laboratorial em grande grupo, com a orientação da educadora/professora, de formular
hipóteses e de realizar previsões, de sugerir procedimentos a realizar, de tirar conclusões nos
momentos da discussão dos resultados e, por fim, de selecionar a informação relevante para divulgar
os resultados. Além disso, todas as crianças envolvidas no projeto revelaram uma grande evolução
quer nas competências de comunicação oral: nos diálogos reflexivos, nos relatos sequenciais dos
processos e no vocabulário, quer na exploração de diferentes linguagens artísticas. This report was conceived as part of the Supervised Teaching Practice of the Master in Preschool Education and Primary School Education. Participants in this intervention and research on the practice were two classes of different valences: one consisting of 3-year-old pre-schoolers and the other composed of students from the 3rd year of the 1st cycle of basic education. In the context of my supervised pedagogical intervention, this project started from the following research problem about the practice: What are the potentialities of the articulation of laboratory practice with instruments of oral and artistic expression and communication, in terms of the construction of substantive and procedural knowledge of preschool and primary school children and their improvement of oral and artistic expression? From questions related to the research problem, supporting a practice based on a constructivist perspective of the teaching of science, the following research objectives were formulated: characterize the evolution of conceptions about scientific content and procedural knowledge; characterize the evolution of oral and artistic communication skills. Considering these objectives, we opted for an action research. The results presented arise from the intersection of data collected throughout the intervention project. These are found in the weekly logbooks I made, the documentary analysis of the students' work and the photos or videos produced, the observation grids and the focus group interview with memories stimulated by photographs taken during pedagogical practices. With the results of this research it was possible to perceive a great evolution of the conceptions of the children and the students about the treated contents, as well as a great evolution of the procedural knowledge, where the majority evidenced an evolution in the capacity of planning group work, with the guidance of the educator / teacher, to formulate hypotheses and make predictions, to suggest procedures to be carried out, to draw conclusions at the time of discussion of results and, finally, to select relevant information to disclose results. In addition, all the children involved in the project have shown a great evolution both in oral communication skills: in reflective dialogues, sequential process reports and vocabulary, and in exploring different artistic languages. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63709 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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