Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63771

TítuloA influência do gesto na obtenção de dinâmicas e articulações nos instrumentos de percussão
Outro(s) título(s)The influence of gestures in obtaining dynamics and articulations in percussion instruments
Autor(es)Novais, António Henriques Magalhães
Orientador(es)Aroso, Nuno
Palavras-chaveArticulações
Comunicação
Dinâmicas
Gesto
Percussão
Articulations
Communication
Dynamics
Gestures
Percussion
Data2019
Resumo(s)É sabido que, em qualquer área do ensino, uma comunicação eficaz é essencial para uma boa compreensão e aprendizagem dos alunos. Aliás, muitos são os estudos que confirmam a tremenda importância da comunicação entre professor-aluno para o sucesso deste. Assim, existe uma vasta variedade de recursos, desde verbais a não verbais, que promovem e facilitam este processo comunicativo. Seguindo esta linha de pensamento, o objetivo deste Relatório de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Universidade do Minho, é explorar como é que a linguagem não verbal pode servir como complemento ao discurso verbal no contexto do ensino da música. Devido à grande abrangência do tema, focou-se o estudo em como é que o uso de gestos - movimentos dos braços/mãos – pode tornar mais eficaz a comunicação musical de dinâmicas e articulações (com maior incidência nas acentuações). Tenciona-se assim perceber se os gestos realizados pelo professor de percussão podem influenciar positivamente o gesto técnico efetuado pelo aluno, quase como acontece na orquestra na relação entre o maestro e os músicos. Assim, foram elaborados dois questionários, um destinado a professores e outro a alunos, de modo a perceber as suas opiniões e interpretações acerca do uso de gestos no contexto de sala de aula; observaram-se diversas aulas de percussão (M16) e de orquestra de sopros (M32); e introduziramse alguns exercícios baseados em gestos nalgumas destas aulas, de forma a avaliar-se como é que os alunos reagiam e interagiam com eles. Este estudo mostrou que a utilização consciente de certos gestos pode promover a aprendizagem e compreensão dos alunos de percussão em relação às dinâmicas e articulações. Em suma, este trabalho enfatiza a importância da comunicação não verbal/gestos no processo de aprendizagem dos alunos de percussão e estimulou os alunos envolvidos a entenderem melhor a relação entre o gesto e o som.
It is widely accepted that in different fields of teaching an efficient communication is essential for promoting students learning curve and comprehension. Indeed, different studies have already stablished the importance of communication between teacher and student for the student success. Interesting, there is a wide spectrum of tools, from verbal to non-verbal, available to promote and facilitate this communication. In this line, the goal of this internship report, fulfilled under the Master of Music Teaching at University of Minho, is to explore how non-verbal language can complement verbal communication in music’s classroom context. In more detail, we decided to focus our study in how gestures – hand/arm movements – can promote the communication of music‘s dynamics and articulations (with more emphasis on accents). Accordingly, this study explores if the gestures made by the percussion teacher can influence positively the technical gesture made by the student, likewise the relationship between the conductor and the orchestra. For this, we elaborated 2 different questionnaires, one for the teachers and another for the students, to access their opinion and interpretation of the utility of gestures in the classroom context; we observed several individual percussion’s (M16) and wind orchestra’s (M32) classes; and we introduced some exercises based on gestures in some of this classes to evaluate how student react and interacted to them. Overall, our studies showed that conscious gestures promote learning and comprehension of dynamics and articulations in percussion’s students. In conclusion, this study highlights the importance of non-verbal communication/gestures in the learning curve of percussion’s students and stimulated the participant’s students to learn more about the relation between the gesture and the sound.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63771
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
António Henriques Magalhães Novais.pdf38,67 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID