Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63976

TítuloPaulo Moura e Maria Ondina Braga: viagens na minha terra e nas estradas do mundo
Autor(es)Mateus, Isabel Cristina
Palavras-chaveMaria Ondina Braga
Paulo Moura
Travel
Life-writing
Intercultural dialogue
Literatura de viagens
Diário de bordo
Diálogo intercultural
Data1-Jul-2019
EditoraMuseu Nogueira da Silva
CitaçãoMateus, Isabel Cristina (2019). Paulo Moura e Maria Ondina Braga: viagens na minha terra e nas estradas do mundo. Braga: MNS.
Resumo(s)Paulo Moura e Maria Ondina Braga partilham a mesma paixão pela viagem e pela escrita de viagem. Ambos viajaram pelo mundo, o primeiro como repórter em zonas de conflito, a segunda como emigrante, viajante e turista. Ambos viajaram pelo litoral da costa portuguesa como um percurso identitário: Paulo Moura percorreu de mota toda a linha do “Extremo Ocidental”, de Caminha a Monte Gordo; Maria Ondina encontrou no litoral norte um dos seus lugares de afecto. A partir desta abordagem comparatista inicial, pretende-se reflectir sobre o tema da viagem na escrita de Maria Ondina Braga, quer desenhando a sua cartografia afectiva do litoral nortenho, quer acompanhando, segundo a tipologia da viagem da escritora, as suas viagens pelo mundo. O conceito de “life-writing” adquire aqui fundamental importância, uma vez que as cartas escritas a bordo de um cruzeiro, as notas da autora para um diário de bordo inédito, bem como fragmentos autobiográficos ou a ficção nos dão a ver um retrato da escritora.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoA realização do II Colóquio Internacional Maria Ondina Braga tem o apoio da Câmara Municipal de Braga e o patrocínio da edição do livro pela DST Group (mecenas exclusivo)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63976
ISBN978-972-8340-20-9
Versão da editorahttp://hdl.handle.net/1822/63106
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos em livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1.pdfPaulo Moura e Maria Ondina Braga: viagens na minha terra e nas estradas do mundo5,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID