Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64059

TítuloPoéticas do conto em “Manhã perdida” e A bicicleta que tinha bigodes
Autor(es)Ribeiro, Ana
Palavras-chaveConto
Estória
Metaconto
João de Araújo Correia
Ondjaki
Short story
Metanarrative
Data2017
EditoraUniversidade de Aveiro
RevistaForma Breve: Revista de Literatura
Resumo(s)À primeira vista, “Manhã perdida”, conto de João de Araújo Correia incluído em Folhas de xisto (1959), pouco parece ter em comum com A bicicleta que tinha bigodes (2011), estória da autoria de Ondjaki: são textos classificados de forma distinta, pertencentes a autores de épocas e literaturas diferentes, com mundividências diversas. No entanto, ambos os textos partilham uma dimensão metanarrativa de que nos iremos ocupar, já que os dois giram em torno da questão de como se cria um conto/uma estória: estimulados por um concurso literário, quer o Dr. Ivinho do conto, quer o narrador do livro mais recente, recorrem à ajuda de um escritor encartado para se habilitarem ao apetecido prémio (cinco contos e uma bicicleta, respetivamente). É sobre esta figura do escritor de renome que nos deteremos inicialmente, elencando elementos do seu retrato, em particular aqueles em que assenta a autoridade que lhe é reconhecida. A motivação de ambos os candidatos, bem como o facto de um e outro procurarem a ajuda de um mestre, indicia que escrever uma história envolve mais do que uma simples aptidão natural e implica Poéticas do conto em “Manhã perdida ” e A bicicleta que tinha bigodes uma certa aprendizagem. Assim, será importante verificar se o magistério do escritor experimentado surte efeito. A sua atuação e as inquietações dos seus discípulos permitirão ainda identificar as características que ambas as narrativas atribuem ao conto/à estória e as técnicas apontadas para a sua criação.
At first glance, it seems that “Manhã perdida”, a short story by João de Araújo Correia included in Folhas de xisto (1959), has little in common with A bicicleta que tinha bigodes (2011), a “estória” by Ondjaki: they are classified differently, their authors belong to different periods and literatures and they have different worldviews. However, both texts share a metanarrative dimension that we shall study, since they both revolve around the topic of how to write a short story. Stimulated by a literary contest, both the Dr. Ivinho of “Manhã perdida” and the narrator of the most recent book resort to the help of an experienced writer to win the desired prize (five thousand “escudos” and a bicycle, respectively). We will concentrate first on the image of this reputed writer, listing elements of his portrait, particularly those in which his authority lies. The motivation of both candidates, as well as the fact that the two of them seek the help of a master, suggests that writing a story involves more than a simple natural gift and implies some apprenticeship. It will thus be important to check the effect of the master’s teaching. His agency and the anxieties of his disciples will allow us to identify the features both narratives assign to the short story and the techniques pointed to its creation.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64059
DOI10.34624/fb.v0i14.319
ISSN1645-927X
Versão da editorahttps://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/319
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos em livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Manhã perdida e Uma bicicleta que tinha bigodes.pdf230,71 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID