Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64063

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFaria, Lilianapor
dc.contributor.authorPinto, Joana Carneiropor
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céupor
dc.date.accessioned2020-02-24T11:27:22Z-
dc.date.available2020-02-24T11:27:22Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn0100-8692por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64063-
dc.description.abstractAnalisa-se a relação entre os processos de exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade para identificar perfis de carreira. Participaram 115 estudantes, 72 mulheres e 43 homens, frequentando o 1º ciclo do ensino superior português. Aplicaram-se o Career Exploration Survey, o Academic Adjustment Questionnaire e The Revised NEO Personality Inventory, tendo sido identificados dois perfis distintos de atuação e vivência da carreira. O perfil conformista apresenta níveis negativos nas crenças, comportamentos e reações de exploração, bem como em todas as dimensões do ajustamento académico, e os fatores de Extroversão, Neuroticismo, Abertura à experiência e Amabilidade positivos. Em contrapartida, o perfil construtivo apresenta níveis positivos em todas as dimensões de exploração e de ajustamento acadêmicos, e apenas o fator de Conscienciosidade positivo.por
dc.description.abstractThis paper analyzes the relationship between the career exploration processes, academic adjustment, and personality, in order to identify career profiles. Participated 115 students, 72 women and 43 men, attending the 1st cycle of the Portuguese higher education. Were applied the Career Exploration Survey, the Academic Adjustment Questionnaire and The Revised NEO Personality Inventory, and two different career activity and experience profiles were identified. The conformist profile shows negative levels beliefs, behaviors and reactions to career exploration, as well as, in all dimensions of academic adjustment, with positive results in Extraversion, Neuroticism, Agreeableness and Openness to experience. In contrast, the constructive profile presents positive levels in all aspects of exploration and academic adjustment, and the Conscientiousness factor also with positive results.por
dc.description.abstractEste estudio analiza la relación entre los procesos de exploración de carreras, el ajuste académico y la personalidad, para identificar perfiles de carrera. Han participado 115 estudiantes, 72 mujeres y 43 hombres, del primer ciclo de la educación superior portugués. Se aplicó el Career Exploration Survey, el Academic Adjustment Questionnaire y el The Revised NEO Personality Inventory. Se han identificado dos perfiles diferentes de actividad y de experiencia de carreras. El perfil conformista que muestra niveles negativos de creencias, comportamientos y reacciones de la exploración. Por otro lado, el perfil constructivo presenta niveles positivos en todos los aspectos de la exploración y ajuste académico, y sólo un factor de conscienciosidad positivo.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExploração vocacionalpor
dc.subjectAdaptação acadêmicapor
dc.subjectPersonalidadepor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectPerfis de carreirapor
dc.subjectCareer explorationpor
dc.subjectAcademic adjustmentpor
dc.subjectPersonalitypor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectCareer profilespor
dc.subjectExploración de carreraspor
dc.subjectAjuste académicopor
dc.subjectPersonalidadpor
dc.subjectEducación superiorpor
dc.subjectPerfiles de carrerapor
dc.titlePerfis de carreira: exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidadepor
dc.title.alternativeCareer exploration, academic adjustment and personality: career profilespor
dc.title.alternativeExploración de carrera, ajuste académico y personalidad: perfiles de carrerapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage100por
oaire.citationEndPage113por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume66por
dc.identifier.eissn1809-5267por
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalArquivos Brasileiros de Psicologiapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Perfis de carreira.pdf324,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID