Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64120

TítuloO guia PCS para a reabilitação de edifícios em Portugal
Autor(es)Guerreiro, Aline
Mendonça, Paulo
Palavras-chaveReabilitação de Edifícios
Guia
Eficiência Energética
DataNov-2017
EditoraAssociação iiSBE Portugal
Universidade do Minho
CitaçãoDelgado, A. and Mendonça, P.; “O guia PCS para a reabilitação de edifícios em Portugal”; Livro de Atas do II Encontro Nacional Sobre Reabilitação Urbana e Construção Sustentável - do edifício para a escala urbana 2017 (RUCS 2017), Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações, Lisboa, 16-17 November 2017 (Full paper in eBook).
Resumo(s)Em Portugal o parque habitacional ultrapassa já largamente as necessidades de alojamento, tendo por esse facto o setor da construção baixado drasticamente a sua atividade para novos edifícios, verificando-se uma redução de cerca de 80% no número de novos alojamentos concluídos entre 2009 e 2015, prevendo-se a continuação desta tendência. Este setor deverá apostar na reabilitação de edifícios que, além do mais é urgente e necessária. No entanto Portugal continua ainda a apresentar um peso do segmento da reabilitação de edifícios com uma expressão bastante inferior ao da média europeia. Perante este cenário, decidiu o Portal da Construção Sustentável (PCS) editar um Guia para a reabilitação Energética de Edifícios, onde se encontram recomendações sobre como tornar os edifícios existentes alvo de projeto de reabilitação mais eficientes sob o ponto de vista do consumo de energia e sustentabilidade. Aqui encontram-se soluções para as principais patologias associadas aos edifícios e ainda informação sobre produtos, materiais e equipamentos que contribuam para a sustentabilidade do setor da construção, promovendo para além de eficiência energética, a poupança de água e diminuição de produção de resíduos. Importa salientar que a reorientação do setor da construção para a reabilitação de edifícios poderá contribuir para a melhoria das condições de funcionalidade e segurança do parque edificado, para a manutenção ou aumento da produtividade e nível de empregabilidade da indústria da construção e ainda para a revitalização social e económica de zonas urbanas, atualmente degradadas e pouco habitadas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64120
ISBN978-989-96543-9-6
Versão da editorahttp://www.dropbox.com/s/uq1rpc5rk4ys009/LivroAtas_iiSBE_RUCS2017.pdf?dl=0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:Lab2PT - Atas de Congresso/ Papers in conference proceedings
Lab2PT - Atas de Congresso/ Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rucs 2017_AGPM_artigo versao autor.pdf615,74 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID