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https://hdl.handle.net/1822/64273
Título: | In-vehicle object detection with YOLO algorithm |
Autor(es): | Farinha, João Simões |
Orientador(es): | Cortez, Paulo Ferreira, André Leite |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | With the growing computational power that we have at our disposal and the ever-increasing amount of
data available the field of machine learning has given rise to deep learning, a subset of machine learning
algorithms that have shown extraordinary results in a variety of applications from natural language
processing to computer vision. In the field of computer vision, these algorithms have greatly improved
the state-of-the-art accuracy in tasks associated with object recognition such as detection. This thesis
makes use of one of these algorithms, specifically the YOLO algorithm, as a basis in the development
of a system capable of detecting objects laying inside a car cockpit. To this end a dataset is collected
for the purpose of training the YOLO algorithm on this task.
A comparative analysis of the detection performance of the YOLOv2 and YOLOv3 architectures
is performed.Several experiments are performed by modifying the YOLOv3 architecture to attempt
to improve its accuracy. Specifically tests are performed in regards to network size, and the multiple
outputs present in this network. Explorative experiments are done in order to test the effect that parallel
network might have on detection performance. Lastly tests are done to try to find an optimal learning
rate and batch size for our dataset on the new architectures. Com o crescente poder computacional que temos à nossa disposição e o aumento da quantidade dados a que temos acesso o campo de machine learning deu origem ao deep learning um subconjunto de algoritmos de machine learning que têm demonstrado resultados extraordinários numa variedade de aplicações desde processamento de linguagens naturais a visão por computador. No campo de visão por computador estes algoritmos têm levado a enormes progressos na correção de sistemas de deteção de objetos. Nesta tese usamos um destes algoritmos, especificament o YOLO, como base para desenvolver um sistema capaz de detetar objetos dentro de um carro. Dado isto um dataset é recolhido com o propósito de treinar o algoritmo YOLO nesta tarefa. Uma analise comparativa da correção dos algoritmos YOLOv2 e YOLOv3 ´e realizada. Várias técnicas relacionadas com a modificação da arquitetura YOLOv3 são exploradas para otimizar o sistema para o problema especifico de deteção a bordo de veículos. Especificamente testes são realizados no contexto de tamanho da rede e dos múltiplos outputs presentes nesta rede. Experiencias exploratórias são realizadas de forma a testar o efeito que redes parallelas podem ter na correção dos algoritmos. Por fim testes são feitos para tentar encontrar learning rates e batch sizes apropriados para o nosso dataset nas novas arquiteturas. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Computer Science Engineering |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64273 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Joao Simoes Farinha.pdf | Dissertação de Mestrado | 8,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |