Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64387

TítuloObservatório de media e imprensa - Espaços de participação e literacia mediática em Portugal e no Brasil
Autor(es)Parente, Cristiane
Orientador(es)Pinto, Manuel
Palavras-chaveobservatórios de mídia e imprensa
literacia midiática
educomunicação
democracia
participação
cidadania
media and press observatories
media literacy
educommunication
democracy
participation
citizenship
Data29-Jul-2019
Resumo(s)A presença que temos da mídia e das tecnologias em nossas vidas, desde muito cedo, não apenas influencia nossa percepção do mundo como altera a relação que estabelecemos com outros sujeitos e com a noção de espaço e tempo. Daí a importância dos sujeitos terem o direito de acessar uma mídia ética e plural, que revele a polifonia de vozes da sociedade. Para isso precisamos de uma sociedade mais consciente e de instâncias de crítica midiática que possibilitem uma literacia midiática e uma nova relação entre os sujeitos e os meios. Bertrand (2002) afirma que é possível listar uma série de iniciativas, que ele chamou Media Accountability System (MAS), no sentido de se trabalhar um olhar mais crítico e consciente em relação à mídia. Entre eles, os observatórios de mídia e imprensa, que nos propomos a pesquisar e que possuem pelo menos duas funções: fiscalizar os veículos e seus profissionais, e alfabetizar midiaticamente o público (Christofoletti & Motta, 2008; Damas & Christofoletti, 2006). A existência de observatórios como forma participação cidadã é cada vez mais frequente no mundo como forma da sociedade cobrar direitos, garantias, monitorar leis e participar da vida pública de maneira mais intensa em busca de uma democracia mais plena. Nosso estudo tem como objetivo estudar o campo das relações entre observatórios brasileiros e portugueses e a literacia midiática, conceito que discutimos neste trabalho, assim como o de educomunicação, participação, democracia e cidadania. Para realizar nossa pesquisa buscamos contextualizar o surgimento e a relevância dessas instâncias de participação cidadã. Realizamos um trabalho empírico com os observatórios de mídia e imprensa de Portugal e do Brasil, a partir da análise dos seus sites, redes sociais e de 42 entrevistas buscando perceber como eles atuam nos dois países, bem como seus objetivos de aproximações com a literacia midiática. Compartilhamos nas conclusões uma reflexão acerca das características, dos denominadores comuns e das melhores ações de literacia midiática dos observatórios encontrados e sugerimos alguns caminhos, no sentido de colaborar com sua valorização, seu aperfeiçoamento e o estímulo ao surgimento de novas experiências.
The presence we have of the media and technologies in our lives, from an early age, not only influences our perception of the world but changes the relationship we establish with other subjects and the notion of space and time. Hence the importance of subjects having the right to access an ethical and plural media, which reveals the polyphony of society's voices. For this, we need a more conscious society and instances of media criticism that allow Media Literacy and a new relationship between subjects and media. Bertrand (2002) states that it is possible to list a series of initiatives, which he called the Media Accountability System (MAS), in order to work on a more critical and conscious view of the media. Among them, the media / press observatories, which we propose to research and which have at least two functions: to supervise the vehicles and their professionals, and literate the public for the media (Christofoletti & Motta, 2008; Damas & Christofoletti, 2006). The existence of observatories as a form of citizen participation is becoming more frequent in the world as a way for society to collect rights, guarantees, monitor laws and participate in public life more intensively in search of a fuller democracy. Our study aims to study the field of relations between Brazilian and Portuguese observatories and media literacy, a concept that we discuss in this work, as well as the one of educommunication, participation, democracy and citizenship. To carry out our research, we seek to contextualize the emergence and relevance of these instances of citizen participation. We carried out an empirical work with the media and press observatories of Portugal and Brazil, based on the analysis of their websites, social networks and 42 interviews seeking to understand how they work in both countries, as well as their objectives of approximations with media literacy. We shared in the conclusions a reflection about the characteristics, common denominators and the best actions of media literacy and we suggest some ways, in the sense of collaborating with its valorization, its improvement and the stimulus to the emergence of new experiences.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Comunicação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64387
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristiane Parente de Sa Barreto.pdf5,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID