Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64433
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freires, Thiago | por |
dc.contributor.author | Bento, Marco | por |
dc.contributor.author | Morgado, José Carlos | por |
dc.contributor.author | Lencastre, José Alberto | por |
dc.date.accessioned | 2020-03-16T20:28:26Z | - |
dc.date.available | 2020-03-16T20:28:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-06 | - |
dc.identifier.citation | Freires, T., Bento, M., Morgado, J. C. & Lencastre, J. A. (2019). Professores veteranos e inovação curricular: desafios do recurso à tecnologia como instrumento pedagógico. II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (pp. 761-772). Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/64433 | - |
dc.description.abstract | A inovação é uma dimensão central na gramática educacional atual (e.g. OECD, 2010; Vincent-Lancrin, Jacotin, Urgel, Kar, & González-Sancho, 2017), num contexto em que as tecnologias se apresentam como instrumentos úteis na promoção de uma nova cultura de aprendizagem (Thomas & Brown, 2011). Uma cultura que coloca os aprendizes no centro do processo de aprendizagem, convidando-os a participar, o que antes não era possível. Assim, a flexibilidade e a personalização são hoje elementos essenciais numa dinâmica que visa alcançar aprendizagens autênticas e motivantes, concebidas como um processo social (Punie et al., 2006). Os professores são peças chave na articulação de novos cenários educativos (Lencastre et al., 2014), competindo a estes profissionais a orientação dos programas curriculares de acordo com as necessidades dos públicos e dos contextos em que atuam (Morgado, 2017; Morgado, Fernandes & Mouraz, 2011). Considerando que, em Portugal, a classe docente passa por um processo de envelhecimento, existindo neste momento 38 % dos professores do ensino não superior com mais de 50 anos (OECD, 2018), o projeto Rekindle+50 foi elaborado com o intuito de responder aos desafios das novas culturas de aprendizagem e de apoiar um conjunto de professores que, eventualmente, possa ter menor familiaridade com as tecnologias – os professores veteranos (Carrilo & Flores, 2018; Orlando, 2014). Este projeto inclui o desenvolvimento de uma formação em tecnologias móveis para professores com mais de 50 anos, visando potenciar a sua agência curricular, a partir de práticas educativas mediadas pelas tecnologias móveis. O objetivo central desta comunicação é discutir dados referentes ao processo formativo de professores que participam da primeira formação no âmbito do projeto. Nesse sentido, reportamos a uma análise de conteúdo dos diários digitais de aprendizagem dos formandos e abordamos dados de um questionário fechado aplicado a esses professores. Em linhas gerais, os resultados demonstram o interesse dos professores veteranos em desmistificar as ferramentas tecnológicas, denotam alguma insegurança dos docentes no manuseio das tecnologias em contexto pedagógico e reconhecem que as tecnologias têm potencial para motivar e promover entusiamo no exercício pedagógico dos professores experientes. | por |
dc.description.sponsorship | Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do PORTUGAL 2020, e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Porto (UP) | por |
dc.relation | PTDC/CED-EDG/28017/2017 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | professores veteranos | por |
dc.subject | currículo | por |
dc.subject | inovação | por |
dc.subject | literacia digital | por |
dc.subject | formação de professores | por |
dc.title | Professores veteranos e inovação curricular: desafios do recurso à tecnologia como instrumento pedagógico | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 13 e 14 de junho de 2019 | por |
sdum.event.title | II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas | por |
sdum.event.type | seminar | por |
oaire.citationStartPage | 761 | por |
oaire.citationEndPage | 772 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Atas do II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_CAFTe2019_Rekindle+50.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |