Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64433

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreires, Thiagopor
dc.contributor.authorBento, Marcopor
dc.contributor.authorMorgado, José Carlospor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.date.accessioned2020-03-16T20:28:26Z-
dc.date.available2020-03-16T20:28:26Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.citationFreires, T., Bento, M., Morgado, J. C. & Lencastre, J. A. (2019). Professores veteranos e inovação curricular: desafios do recurso à tecnologia como instrumento pedagógico. II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (pp. 761-772). Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64433-
dc.description.abstractA inovação é uma dimensão central na gramática educacional atual (e.g. OECD, 2010; Vincent-Lancrin, Jacotin, Urgel, Kar, & González-Sancho, 2017), num contexto em que as tecnologias se apresentam como instrumentos úteis na promoção de uma nova cultura de aprendizagem (Thomas & Brown, 2011). Uma cultura que coloca os aprendizes no centro do processo de aprendizagem, convidando-os a participar, o que antes não era possível. Assim, a flexibilidade e a personalização são hoje elementos essenciais numa dinâmica que visa alcançar aprendizagens autênticas e motivantes, concebidas como um processo social (Punie et al., 2006). Os professores são peças chave na articulação de novos cenários educativos (Lencastre et al., 2014), competindo a estes profissionais a orientação dos programas curriculares de acordo com as necessidades dos públicos e dos contextos em que atuam (Morgado, 2017; Morgado, Fernandes & Mouraz, 2011). Considerando que, em Portugal, a classe docente passa por um processo de envelhecimento, existindo neste momento 38 % dos professores do ensino não superior com mais de 50 anos (OECD, 2018), o projeto Rekindle+50 foi elaborado com o intuito de responder aos desafios das novas culturas de aprendizagem e de apoiar um conjunto de professores que, eventualmente, possa ter menor familiaridade com as tecnologias – os professores veteranos (Carrilo & Flores, 2018; Orlando, 2014). Este projeto inclui o desenvolvimento de uma formação em tecnologias móveis para professores com mais de 50 anos, visando potenciar a sua agência curricular, a partir de práticas educativas mediadas pelas tecnologias móveis. O objetivo central desta comunicação é discutir dados referentes ao processo formativo de professores que participam da primeira formação no âmbito do projeto. Nesse sentido, reportamos a uma análise de conteúdo dos diários digitais de aprendizagem dos formandos e abordamos dados de um questionário fechado aplicado a esses professores. Em linhas gerais, os resultados demonstram o interesse dos professores veteranos em desmistificar as ferramentas tecnológicas, denotam alguma insegurança dos docentes no manuseio das tecnologias em contexto pedagógico e reconhecem que as tecnologias têm potencial para motivar e promover entusiamo no exercício pedagógico dos professores experientes.por
dc.description.sponsorshipFundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do PORTUGAL 2020, e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Porto (UP)por
dc.relationPTDC/CED-EDG/28017/2017por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectprofessores veteranospor
dc.subjectcurrículopor
dc.subjectinovaçãopor
dc.subjectliteracia digitalpor
dc.subjectformação de professorespor
dc.titleProfessores veteranos e inovação curricular: desafios do recurso à tecnologia como instrumento pedagógicopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate13 e 14 de junho de 2019por
sdum.event.titleII Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativaspor
sdum.event.typeseminarpor
oaire.citationStartPage761por
oaire.citationEndPage772por
oaire.citationConferencePlacePortopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationAtas do II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativaspor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019_CAFTe2019_Rekindle+50.pdf1,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID