Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64437

TítuloEstilos de Aprendizagem de professores em formação na modalidade de blended learning
Outro(s) título(s)Learning styles of teachers in training in blended learning modality
Autor(es)Leite, Eliana Alves Moreira
Lencastre, José Alberto
Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveformação de professores
estilos de aprendizagem
blended learning
DataSet-2019
CitaçãoLeite, E., Lencastre, J. A. & Silva, B. D. (2019). Estilos de Aprendizagem de professores em formação na modalidade de blended learning. In Manuel Peralbo et al. (ed.), Atas do XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía (pp. 4021-4032). A Coruña: ACIP.
Resumo(s)Em cenários de aprendizagem em modelo híbrido, o foco principal deve estar no aprendente para que desenvolva habilidades e competências, autonomia, colaboração e interações coletivas,seja em espaços presenciais e/ou virtuais. Os estilos de aprendizagem presentes nestes espaços possuem as mais variadas formas de lidar com a aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo investigar o perfil individual de professores em formação continuada em modelo híbrido (blended learning), na perspectiva de elaborar momentos presenciais e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) mais personalizados, com intuito que as potencialidades e fragilidades destes cursistas, sejam levadas em consideração. O percurso metodológico adotado consistiu em uma abordagem mista, ou seja, a combinação de abordagens qualitativas e quantitativas. Para tanto, foi disponibilizado previamente questionário online aos professores/cursistas do curso de especialização em educação ambiental ofertado por uma Universidade pública do Ceará-Brasil. O questionário foi disponibilizado aos 133 cursistas no início do curso, para conhecer os seus perfis individuais, retornando 102 respondentes. Buscou-se analisar as respostas para promover uma personalização nas atividades da sala de aula online e nos momentos presenciais.A partir dos resultados da pesquisa foi possível situar a equipe pedagógica sobre as individualidades dos cursistas presentes no curso, o que tornou-se fundamental para refletir e elaborar estratégias pedagógicas que auxiliassem o percurso deste grupo em formação. Espera-se que o conhecimento prévio do perfil individual de cursistas, em cursos em modelo híbrido, seja levados em consideração, e se torne generalizável para elaboração em cursos de formação.
In learning scenarios in a hybrid model, the main focus should be on the learner to develop skills and competences, autonomy, collaboration and collective interactions, both in face-to-face and virtual spaces. The learning styles present in these spaces have the most varied ways of dealing with learning .This work aims to investigate the individual profile of teachers in continuous training in hybrid model (blended learning), with the perspective of elaborating face-to-face moments and virtual environments of learning (AVA), in order to take into account the potentialities and weaknesses of these trainees. The methodological approach adopted consisted of a mixed approach, that is, the combination of qualitative and quantitative approaches. For this, a questionnaire was previously made available online to the teachers / students of the specialization course in environmental education offered by a public University of Ceará-Brazil. The questionnaire was made available to the 133 students at the beginning of the course, to know their individual profiles, returning 102 respondents. We sought to analyze the answers to promote a personalization in the classroom activities online and in the presential moments. From the results of the research it was possible to place the pedagogical team on the individualities of the students present in the course, which became fundamental for to reflect and to elaborate pedagogical strategies that help the course of this group in formation. It is expected that the previous knowledge of the individual profile of students, in courses in a hybrid model, be taken into account, and become generalizable for elaboration in training courses.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64437
ISBN978-84-9749-726-8
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019_XVCongreso_Eliana_Leite.pdf697,49 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID