Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64553

TítuloBig data e as empresas: estudo exploratório sobre a perceção dos consumidores
Outro(s) título(s)Big data and business: exploratory study on consumer perception
Autor(es)Luís, Ivani
Orientador(es)Valente, Marieta
Palavras-chaveBig data
Empresas
Perceção dos consumidores
Privacidade online
Valoração da informação pessoal
Companies
Consumer perception
Online privacy
Valuation of personal information
Data2019
Resumo(s)Quando se fala em contexto de Big data é possível aferir que existe uma grande assimetria em termos de informação entre as empresas e os consumidores. Desta forma a razão de existência desta dissertação de mestrado prende-se com o objetivo de saber até que ponto os consumidores estão conscientes dos riscos e custos potenciais associados às estratégias empresariais relativas ao Big data. Isto é, saber se os consumidores são míopes ou estratégicos em relação à recolha da sua informação pessoal pelas empresas. Esta tese investiga a perceção dos consumidores acerca do uso da sua informação pessoal pelas empresas. Para a realização do estudo foram recolhidos dados de natureza quantitativa de 203 indivíduos através da aplicação de inquéritos por questionário. Os resultados revelam que os indivíduos apesar de apresentarem em maior ou menor grau preocupações relacionadas com a partilha da sua informação pessoal, tendem a ser pouco proactivos em tomar medidas que ajudem a protegê-la, mesmo sendo utilizadores bastante ativos da internet e dos seus serviços. Portanto os mesmos apresentam algum grau de miopia em relação à recolha da sua informação pessoal pelas empresas, o que por sua vez, também afeta o nível de consciências dos respondentes relativamente aos potenciais riscos e custos associados às estratégias empresariais relativas ao Big data. Também foi possível aferir através dos cenários com situações hipotéticas e reais a que os indivíduos foram expostos, que a maioria não está disposta a pagar por serviços que visem a proteção da sua informação. E mesmo quando estão dispostos a pagar por esses serviços, a sua valoração tende a ser baixa fixando-se em cerca de 2 euros mensais no máximo. Por fim os indivíduos mostram-se mais cooperativos na partilha da sua informação pessoal, quando estão envolvidos ganhos para a sociedade.
When speaking in the context of Big data it is possible to see that there is a great information asymmetry between companies and consumers. Thus, the reason for the existence of this master's dissertation is to know to what extent consumers are aware of the risks and potential costs associated with Big data business strategies. That is, whether consumers are short-sighted or strategic about companies collecting their personal information. This thesis investigates consumers 'perceptions about companies' use of their personal information. For the study, quantitative data was collected from 203 individuals through questionnaire surveys. The results show that individuals to a greater or lesser degree have concerns about sharing their personal information, but tend to be less proactive in taking steps to help protect it, even though they are very active users of the internet and its services. Therefore, they have some degree of myopia regarding to the collection of their personal information by companies. It has also been possible to ascertain through scenarios with hypothetical and real situations to which individuals have been exposed, that most are unwilling to pay for services aimed at protecting their information. Even when they are willing to pay for such services, their valuations tend to be low at around 2 euros maximum. Finally individuals are more cooperative in sharing their personal information when gains for society are involved.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64553
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ivani+Lui_s.pdf5,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID