Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/64554

TitleO e-commerce e a internacionalização: o caso da empresa têxtil Y
Author(s)Vieira, Margarida Soares Cunha
Advisor(s)Guimarães, Maria Helena
KeywordsComunicação
Canais online
Estratégias
E-commerce
Internacionalização
Internet
Communication
Internationalization
Online channels
Strategies
Issue date2019
Abstract(s)Este estudo centra-se no processo de internacionalização empresarial potencializado pelas novas tecnologias, nomeadamente pelo e-commerce. O rápido crescimento desta ferramenta deve-se à capacidade de facilitar uma presença global imediata e a baixo custo. Com as empresas e-commerce a assumirem cada vez mais um papel de relevância num mercado pautado pela massificação tecnológica, globalização e eliminação de barreiras geográficas, a internacionalização via e-commerce surge como uma dinâmica contraditória dos tradicionais meios de entrada e tradicionais estratégias empresariais. A crescente importância da internet para o consumidor mundial, torna essencial a delineação de uma estratégia online aquando do processo de internacionalização de uma empresa e-commerce. O presente estudo pretende analisar a dinâmica existente entre o e-commerce e a internacionalização, através do caso da empresa têxtil Y. Este estudo é o resultado de um estágio curricular na empresa PRIMARIU, onde a empresa têxtil Y, uma empresa de e-commerce B2B, foi acompanhada pela PRIMARIU durante o seu processo de internacionalização para o mercado norte-americano e mercado nórdico através de uma forte presença online, reposicionamento empresarial, estratégia de comunicação e estratégia de marketing. O estudo e estágio curricular a este associado, têm como objetivo contribuir e ajudar no desenvolvimento de futuros processos de internacionalização de empresas e-commerce semelhantes, destacando todo o processo de internacionalização e delineação de estratégias que permitiu a penetração de novos mercados.
This study focuses on the process of business internationalization enhanced by new technologies, namely by online commerce, also known as e-commerce. The fast growth of this tool is due to its ability to facilitate an immediate and low-cost global presence. With e-commerce companies increasingly assuming an important role in a market characterized by technological massification, globalization and the elimination of geographical barriers, internationalization via e-commerce emerges as a refuting dynamic of traditional input modes and traditional business strategies. The growing importance of the internet for the global consumer makes essential to have an online strategy when internationalizing an e-commerce company. This study aims to analyse the dynamics between e-commerce and internationalization, through the case of the textile company Y. The study is the result of a curricular internship at PRIMARIU, where the textile company Y, an e-commerce company B2B, was accompanied during its internationalization process to the North American and Nordic markets, through a strong online presence, repositioning, communication strategy and marketing strategy. The study and curricular internship aim to contribute and help in the develoPME’snt of future internationalization processes of similar e-commerce companies, highlighting the characteristics of internationalization, and the delineation of strategies that allowed for the penetration in new markets.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio no âmbito do de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64554
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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