Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64554
Título: | O e-commerce e a internacionalização: o caso da empresa têxtil Y |
Autor(es): | Vieira, Margarida Soares Cunha |
Orientador(es): | Guimarães, Maria Helena |
Palavras-chave: | Comunicação Canais online Estratégias E-commerce Internacionalização Internet Communication Internationalization Online channels Strategies |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Este estudo centra-se no processo de internacionalização empresarial potencializado pelas novas tecnologias, nomeadamente pelo e-commerce. O rápido crescimento desta ferramenta deve-se à capacidade de facilitar uma presença global imediata e a baixo custo. Com as empresas e-commerce a assumirem cada vez mais um papel de relevância num mercado pautado pela massificação tecnológica, globalização e eliminação de barreiras geográficas, a internacionalização via e-commerce surge como uma dinâmica contraditória dos tradicionais meios de entrada e tradicionais estratégias empresariais. A crescente importância da internet para o consumidor mundial, torna essencial a delineação de uma estratégia online aquando do processo de internacionalização de uma empresa e-commerce.
O presente estudo pretende analisar a dinâmica existente entre o e-commerce e a internacionalização, através do caso da empresa têxtil Y. Este estudo é o resultado de um estágio curricular na empresa PRIMARIU, onde a empresa têxtil Y, uma empresa de e-commerce B2B, foi acompanhada pela PRIMARIU durante o seu processo de internacionalização para o mercado norte-americano e mercado nórdico através de uma forte presença online, reposicionamento empresarial, estratégia de comunicação e estratégia de marketing.
O estudo e estágio curricular a este associado, têm como objetivo contribuir e ajudar no desenvolvimento de futuros processos de internacionalização de empresas e-commerce semelhantes, destacando todo o processo de internacionalização e delineação de estratégias que permitiu a penetração de novos mercados. This study focuses on the process of business internationalization enhanced by new technologies, namely by online commerce, also known as e-commerce. The fast growth of this tool is due to its ability to facilitate an immediate and low-cost global presence. With e-commerce companies increasingly assuming an important role in a market characterized by technological massification, globalization and the elimination of geographical barriers, internationalization via e-commerce emerges as a refuting dynamic of traditional input modes and traditional business strategies. The growing importance of the internet for the global consumer makes essential to have an online strategy when internationalizing an e-commerce company. This study aims to analyse the dynamics between e-commerce and internationalization, through the case of the textile company Y. The study is the result of a curricular internship at PRIMARIU, where the textile company Y, an e-commerce company B2B, was accompanied during its internationalization process to the North American and Nordic markets, through a strong online presence, repositioning, communication strategy and marketing strategy. The study and curricular internship aim to contribute and help in the develoPME’snt of future internationalization processes of similar e-commerce companies, highlighting the characteristics of internationalization, and the delineation of strategies that allowed for the penetration in new markets. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio no âmbito do de mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64554 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Margarida Soares Cunha Vieira.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |