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https://hdl.handle.net/1822/64560
Título: | A economia comportamental no contexto empresarial: estudo de caso numa empresa portuguesa |
Outro(s) título(s): | Behavioral economics in the business context: case study in a portuguese company |
Autor(es): | Costa, Maria Miguel Oliveira |
Orientador(es): | Valente, Marieta |
Palavras-chave: | Comunicação Economia comportamental Empresas Incentivos Trabalhadores Behavioral economics Communication Firms Incentives Workers |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O papel da Economia Comportamental nas empresas é um tema pouco explorado no
mundo académico. Muito já foi investigado sobre esta área noutras matérias, mas
pouco se conhece relativamente à sua influência no contexto empresarial. O objetivo
deste relatório passou por estudar, à luz da Economia Comportamental, a tomada
de decisão dos colaboradores de uma empresa portuguesa, em particular as relações
entre três departamentos. Para isso foram realizadas quatro entrevistas aos
diretores de cada departamento para colher informações relativamente à relação
entre departamentos. Posteriormente, foram implementados três questionários, um
para cada departamento, de forma a compreender se os temas identificados nas
entrevistas se confirmavam, bem como os temas considerados relevantes no
domínio da Economia Comportamental. Retiradas as conclusões, foram deixadas
algumas sugestões de nudges que possam ajudar a melhorar alguns pontos mais
frágeis da dinâmica intra e interdepartamental desta empresa. The role of Behavioral Economics in companies is a theme little explored in the academic world. Much has been researched in this area elsewhere, but little is known about its influence in a business context. The purpose of this report was to study under the light of Behavioral Economics the decision making of employees of a Portuguese company, in particular focusing on relations between three departments. For this, four interviews were conducted with the directors of each department to identify the relevant topics regarding the relationship between departments. Subsequently, three questionnaires were implemented, one for each department, in order to understand if the themes identified in the interviews were confirmed, as well as those considered relevant in the field of Behavioral Economics. With the conclusions drawn, some nudging suggestions have been left that may help to improve some of the weaker points of this company's intra- and interdepartmental dynamics. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Economia Industrial e da Empresa |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64560 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Maria Miguel Oliveira Costa.pdf | Relatório de Estágio | 2,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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