Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64627

TítuloSou(l) local: participação e narrativas hiperlocais no grupo de Facebook Coletivo Setúbal
Autor(es)Almeida, Franco Benites de
Orientador(es)Marinho, Sandra
Palavras-chaveComunidades
Facebook
Hiperlocalidade
Internet
Participação
Community
Hiperlocality
Participation
Data2019
Resumo(s)O objetivo desta investigação é identificar que tipo de narrativas hiperlocais circula no Coletivo Setúbal, comunidade online de Facebook que abriga moradores e frequentadores da região de Setúbal, na zona sul do Recife, capital do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. O enquadramento teórico desta dissertação abrange conceitos de Internet, Ciberespaço, Cibercultura, Participação, Cultura participativa, Comunidade, Hiperlocalidade e Redes Sociais de Internet, com ênfase no Facebook. O estudo de caso envolveu elementos de netnografia, como a observação participante de 140 publicações feitas no Coletivo Setúbal nos meses de julho e agosto. Com a análise de conteúdo, apontamos a frequência de temas publicados na comunidade online e percebemos que as narrativas hiperlocais mais populares desse ambiente digital são publicitárias e de utilidade pública. Esses dados indicam que o Coletivo Setúbal é marcado pela troca de informações e pelo apoio social. Os resultados desta pesquisa são úteis na medida em que dão respostas sobre as motivações que levam à associação de uma comunidade online de caráter territorial.
The purpose of this investigation is to identify what kind of hyperlocal narratives circulate in Coletivo Setúbal, an online Facebook community that houses residents and visitors from the Setúbal region, in the south of Recife, the capital of Pernambuco state, in the northeast of Brazil. The theoretical framework of this dissertation covers concepts of Internet, Cyberspace, Cyberculture, Participation, Participatory Culture, Community, Hyperlocality and Internet Social Networks, with emphasis on Facebook. The case study involved elements of netnography, such as the participant observation of 140 publications made at Coletivo Setúbal in July and August. With content analysis, we point out the frequency of topics published in the online community and realize that the most popular hyperlocal narratives of this digital environment are advertising and public utility. These data indicate that the Collective Setúbal is marked by the exchange of information and social support. The results of this research are useful in that they provide answers on the motivations that lead to the association of an online community of territorial character.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64627
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3_Dissertacao_PG34194_FrancoAlmeida.pdf2,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID