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TítuloConcepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário
Autor(es)Júnior, C. A. M.
Corazza, M. J.
Kiouranis, N M. M.
Pansera-de-Araújo, M. C.
Oliveira, A. L.
Maricato, F. E.
Schneider, E. M.
Ortiz, A. J.
Carmo, T.
Carvalho, J. L.
Araújo, J. L. D.
Rangel, M.
Gimenes, E. R.
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveEstudos de validação
Formação de professores
Ensino de ciências
Data2020
EditoraUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
RevistaEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências
CitaçãoJúnior, C.A.O.M., Corazza, M.J., Kiouranis, N.M.M., Pansera-de-Araújo, M.C., Oliveira, A.L., Maricato, F.E., Schneider, E.M., Ortiz, A.J., Carmo, T., Carvalho, J.L., Araújo, J.L.D., Rangel, M., Gimenes, E.R. & . Carvalho, G.S. (2020). Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, 22, 1-35.
Resumo(s)Este estudo versa sobre a validação de um questionário aplicado aos licenciandos do primeiro e último ano das licenciaturas em Biologia, Ciências, Física, Química e Pedagogia, sendo selecionadas duas diferentes instituições para cada curso. O instrumento de pesquisa passou pela validação semântica, realizada por seis pesquisadores doutores das áreas de Ensino (Biologia, Física e Química) e a aplicação de um teste piloto com licenciandos do curso de Biologia. Após a análise semântica e o teste piloto, três assertivas foram eliminadas, ficando o questionário final constituído por 81 assertivas. Para avaliar a confiabilidade do instrumento (validação estatística) foi realizado o teste de Alpha de Cronbach, análise fatorial, Kaiser-Meyer-Olklin (KMO) e o de Esfericidade de Bartlett. Após a aplicação dos testes foram eliminadas 30 assertivas, tornando possível a Análise dos Componentes Principais (ACP). O número amostral foi considerado satisfatório para a sistematização e análise dos dados, quando analisado o valor do KMO.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64683
DOI10.1590/21172020210110
ISSN1415-2150
e-ISSN1983-2117
Versão da editorahttp://www.scielo.br/pdf/epec/v22/1983-2117-epec-22-e12364.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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