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TítuloAdaptabilidade, empregabilidade e sucesso na carreira na perspetiva de graduados
Outro(s) título(s)Adaptability, employability, and career success from the perspective of graduates
Autor(es)Szöllösi, Teresa Daros
Orientador(es)Taveira, Maria do Céu
Oliveira, Marina Cardoso
Palavras-chaveadaptabilidade de carreira
empregabilidade
sucesso na carreira
graduado
ensino superior
career adaptability
employability
career success
graduate
higher education
Data8-Nov-2019
Resumo(s)A adaptabilidade de carreira, a percepção de empregabilidade e o sucesso na carreira têm sido pouco estudados de forma integrada pela Psicologia Vocacional. O presente trabalho pretende abordar a relação entre esses três constructos, na perspetiva de graduados do ensino superior, em período de transição da universidade para o mercado de trabalho. Com este objetivo, testouse o poder preditivo das variáveis psicológicas de adaptabilidade de carreira e empregabilidade e de variáveis sócio demográficas sobre o sucesso percebido de recém graduados, na transição universidade-trabalho. Participaram no estudo 402 graduados (62.2% homens, 37.6% mulheres, 2% outros, com idades entre 22 e 58 anos (Midade = 28.06, DP= 5.36), provenientes de universidades brasileiras (62.2% públicas), maioritariamente (98%) diplomados no período 2010 a 2015, nas áreas das Engenharias (62.2%) e das Ciências Agrárias (23.1%). Os participantes responderam a um caderno de pesquisa com questões para recolha de dados sócio demográficos, a Escala de Adaptabilidade de Carreira, a Escala de Empregabilidade e a Escala de Avaliação de Sucesso na Transição Universidade-Trabalho. A recolha de dados foi realizada on-line, através da plataforma IBM SPSS Data Colection Interviewer 7.0.1.Trata-se de um estudo transversal, de natureza quantitativa, cujos dados foram tratados através da estatística descritiva (média, mínimos e máximos e desvio-padrão), inferencial (coeficiente de correlação de Pearson), da análise de confiabilidade das medidas (alpha de Cronbach), da análise fatorial confirmatória, e da análise de regressão linear hierárquica, utilizando-se da versão 24 dos programas da IBM: SPSS e AMOS. O estudo final foi precedido pelo estudo prévio da consistência interna e validade de constructo das medidas. As análises fatoriais confirmatórias realizadas destinaram-se a testar a qualidade de ajustamento aos dados do modelo de quatro fatores da medida de adaptabilidade, de dois fatores da medida de empregabilidade e de quatro fatores da medida de Sucesso. As análises de regressão linear hierárquica permitiram avaliar o poder preditivo das variáveis socio demográficas e das diferentes dimensões da empregabilidade e adaptabilidade de carreira, sobre os quatro indicadores de sucesso na transição universidade-trabalho (Inserção e Satisfação Profissional, Confiança no Futuro da Carreira, Remuneração e Independência Financeira, e Adaptação ao Trabalho). Sobre as medidas utilizadas, os resultados indicam que todos os modelos apresentaram um bom ajustamento aos dados e índices de confiabilidade interna adequados e de evidência da precisão das medidas. Com base nestes resultados, realizou-se o estudo final de análise de fatores do sucesso percebido por graduados, na transição universidade-trabalho. Os resultados indicam que a Preocupação, Controlo, Curiosidade, Confiança, Empregabilidade Interna e Empregabilidade Externa explicam o sucesso em termos de Inserção e Satisfação Profissional. O sucesso em termos de Confiança no Futuro da Carreira pode ser explicado pela Preocupação, Controlo, Confiança, Empregabilidade Interna e Empregabilidade Externa. O sucesso em termos de Remuneração e Independência Financeira, pode ser explicado pelo Controlo, Empregabilidade Interna e Empregabilidade Externa. E o sucesso em termos de Adaptação ao Trabalho, pode ser explicado pelo Controlo e Empregabilidade Interna. De modo geral, a adaptabilidade de carreira e a empregabilidade percebida são fatores preditores do sucesso percebido na transição universidade trabalho. Com base nos resultados, discutem-se intervenções de carreira para graduados em transição universidade-trabalho, limitações do estudo e sugestões para estudos futuros.
Career adaptability, the perception of employability and career success are scarcely studied in an integrated way by Vocational Psychology. The present work intends to address the relationship between these three constructs, from the perspective of higher education graduates, during the transition period from university to the labor market. With this objective, we tested the predictive power of the psychological variables of career adaptability and employability and of socio-demographic variables on the perceived success of graduates, in the university-work transition. Participants were 402 graduates (62.2% men, 37.6% women, 2% others, aged 22- 58 years (Mage = 28.06, SD = 5.36), coming from Brazilian universities (62.2% public), mostly (98%) graduates in the period 2010-2015, in the areas of Engineering (62.2%) and Agrarian Sciences (23.1%). Participants answered a research paper with questions for the collection of socio-demographic data, the Career Adapt-Abilities Scale, the Employability Scale, and the University-to-Work Success Scale. The data collection was performed online, through the IBM SPSS Data Collection Interviewer 7.0.1 platform. This is a cross-sectional, quantitative study whose data were analysed with descriptive (mean, minimum and maximum and standard deviation), and inferential (Pearson correlation coefficient) statistics, reliability analyses (Cronbach's alpha), confirmatory factor analyses, and hierarchical linear regression analyses through version 24 of the IBM programs: SPSS and AMOS. The final study was preceded by a preliminary study of the internal consistency and construct validity of the measurements. Confirmatory factorial analyzes were carried out to test the goodness of fit of the four-factor model of the career adaptability scale, and the two-factor models of the employability scale and four factors of the success scale, respectively. Hierarchical linear regression analysis allowed us to evaluate the predictive power of socio-demographic variables and of the different dimensions of employability and of career adaptability on the four indicators of success in university-work transition (Carrer Insertion and Satisfaction, Confidence in Career Future, Income and Financial Independence, and Adaptation to Work). Regarding the measures used, the results indicate that all the models presented a good adjustment to the data and the indices of internal reliability obtained were adequate and evidence of the precision of the measures. Based on these results, the final study on the factors of success perceived by graduates in the university-work transition was carried out. The results indicate that Concern, Control, Curiosity, Confidence, Internal Employability and External Employability Employability explain success in terms of Occupational Insertion and Satisfaction. Success in terms of Confidence in Career Future was explained by Concern, Control, Confidence, Internal Employability and External Employability. Success in terms of Income and Financial Independence was explained by Control, Internal Employability and External Employability. And success in terms of Adaptation to Work was explained by Control and Internal Employability. In general, career adaptability and perceived employability are factors of perceived success in university-work transition. Based on the results, career interventions for graduates in university-work transition, as well as limitations of the study and suggestions for future studies are discussed.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Psicologia (Área de conhecimento de Psicologia Vocacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64688
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

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