Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64701

TítuloEnsino e aprendizagem da prática baseada em evidências nos cursos de Enfermagem e Medicina
Outro(s) título(s)Teaching and learning of an evidence-based practice in Nursing and Medical Training
Enseñanza y aprendizaje de la práctica basada en evidencias en los cursos de Enfermería y Medicina
Autor(es)Ferraz, Lucimare
Schneider, Luana Roberta
Pereira, Rui Pedro Gomes
Pereira, Altamiro Manuel Rodrigues Costa
Palavras-chaveeducação superior
evidência científica
saúde e educação
health and education
higher education
scientific evidence
educación superior
evidencia científica
salud y educación
DataJan-2020
EditoraInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
RevistaRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Resumo(s)Este artigo tem por objetivo apresentar o relato de uma experiência pedagógica de desenvolvimento dos três elementos da prática baseada em evidências (PBE). O trabalho foi realizado com estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem de duas universidades, uma pública e uma comunitária, do Sul do Brasil. Os resultados demonstraram que essa ação apresentou elevado potencial para motivar uma postura mais ativa dos estudantes diante da aquisição de conhecimentos, além da aproximação com o contexto dos serviços de saúde.
This article reports on a pedagogical experience to develop the three elements of the Evidence-based Practice (prática baseada em evidências or PBE, in Portuguese). The initiative involved students in Medical and Nursing training from two universities, a state funded and a community one, in Southern Brazil. Results show that this action demonstrates high potential to elicit a more pro-active attitude from students in the process of knowledge acquisition, in addition to the approach with the context of the health services.
Este artículo presenta el relato de una experiencia pedagógica de desarrollo de los tres elementos de la Práctica Basada en Evidencias (PBE). El trabajo se realizó con estudiantes de Medicina y Enfermería de dos universidades, una pública y una comunitaria, del Sur de Brasil. Los resultados mostraron que esta acción presentó un alto potencial para motivar una actitud más activa de los estudiantes ante la adquisición de conocimientos, además del acercamiento con el contexto de los servicios de salud.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64701
DOI10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4424
ISSN0034-7183
e-ISSN2176-6681
Versão da editorahttp://rbepold.inep.gov.br/index.php/rbep/issue/view/298
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:ESE-CIE - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo RBEP.pdf607,03 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID