Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64701
Título: | Ensino e aprendizagem da prática baseada em evidências nos cursos de Enfermagem e Medicina |
Outro(s) título(s): | Teaching and learning of an evidence-based practice in Nursing and Medical Training Enseñanza y aprendizaje de la práctica basada en evidencias en los cursos de Enfermería y Medicina |
Autor(es): | Ferraz, Lucimare Schneider, Luana Roberta Pereira, Rui Pedro Gomes Pereira, Altamiro Manuel Rodrigues Costa |
Palavras-chave: | educação superior evidência científica saúde e educação health and education higher education scientific evidence educación superior evidencia científica salud y educación |
Data: | Jan-2020 |
Editora: | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
Revista: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos |
Resumo(s): | Este artigo tem por objetivo apresentar o relato de uma experiência pedagógica de desenvolvimento dos três elementos da prática baseada em evidências (PBE). O trabalho foi realizado com estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem de duas universidades, uma pública e uma comunitária, do Sul do Brasil. Os resultados demonstraram que essa ação apresentou elevado potencial para motivar uma postura mais ativa dos estudantes diante da aquisição de conhecimentos, além da aproximação com o contexto dos serviços de saúde. This article reports on a pedagogical experience to develop the three elements of the Evidence-based Practice (prática baseada em evidências or PBE, in Portuguese). The initiative involved students in Medical and Nursing training from two universities, a state funded and a community one, in Southern Brazil. Results show that this action demonstrates high potential to elicit a more pro-active attitude from students in the process of knowledge acquisition, in addition to the approach with the context of the health services. Este artículo presenta el relato de una experiencia pedagógica de desarrollo de los tres elementos de la Práctica Basada en Evidencias (PBE). El trabajo se realizó con estudiantes de Medicina y Enfermería de dos universidades, una pública y una comunitaria, del Sur de Brasil. Los resultados mostraron que esta acción presentó un alto potencial para motivar una actitud más activa de los estudiantes ante la adquisición de conocimientos, además del acercamiento con el contexto de los servicios de salud. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64701 |
DOI: | 10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4424 |
ISSN: | 0034-7183 |
e-ISSN: | 2176-6681 |
Versão da editora: | http://rbepold.inep.gov.br/index.php/rbep/issue/view/298 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo RBEP.pdf | 607,03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |