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TítuloO processo de transformação digital das empresas: um estudo de caso
Outro(s) título(s)The digital business transformation process: a case study
Autor(es)Silva, Ana Sofia Macedo
Orientador(es)Ruão, Teresa
Palavras-chaveCanais digitais
Empresas
Internet
Social media
Transformação digital
Business
Digital channels
Digital transformation
Social media
Data2019
Resumo(s)O presente relatório de estágio centrar-se-á na análise daquilo que apelidamos de “o processo de transformação digital das empresas” (ou digitalização), referindo-nos à transformação, maioritariamente comunicacional, por que passam as empresas da atualidade na medida em que vão adotando canais digitais de contacto para alcançar mais eficazmente os seus diversos públicos. Hoje, a interação entre indivíduos, faz-se sobretudo através dos meios digitais (nomeadamente social media), aproveitando a rapidez na transmissão da informação e o baixo custo, para manter vivas as relações imprescindíveis à sociabilização. Torna-se, então, visível que ocorreu uma mudança de paradigma no que concerne à forma como a sociedade se relaciona, e esta mudança deve ser analisada e aproveitada para criar, manter e estreitar as relações entre as entidades empresariais e os seus stakeholders. Apesar desta efetiva necessidade, importa adotar os canais digitais que mais se adequem aos padrões de comportamento e exigências dos públicos, tornando assim a estratégia digital perfeitamente alinhada com os objetivos e identidade da marca. O tema que será analisado resulta da experiência de estágio de três meses na Vitamina. Digital Marketing Agency, através da qual nos propomos, sobretudo identificar os princípios históricos do processo de digitalização, assim como as suas vantagens e desvantagens. Do mesmo modo, procuramos verificar a importância dos canais digitais na relação entre as empresas e os públicos online, através da análise aprofundada do que acreditamos ser um exemplo atual do processo de digitalização, por meio de um caso de estudo que se destacou durante o período de estágio. Por último, procuraremos ao longo deste relatório compreender e demonstrar qual é o papel das agências de comunicação e marketing neste processo, cada vez mais evidente, pelo qual as organizações tendem a passar para acompanhar as tendências sociais. Importa salientar que para além da análise do caso, assentaremos as conclusões deste relatório numa ampla revisão de literatura sobre a temática.
This internship report will focus on analyzing what we call “business digital transformation”, focusing mostly on communicational transformation, that today's companies go through as they adopt new digital contact channels to achieve more effectively a larger number of audiences. Nowadays, the interaction between individuals is mainly through digital media (namely through social media) taking advantage of the speed of information transmission and the low cost, to keep interpersonal relationships alive. It’s factual that a paradigm shift has taken place regarding the way society relates and this change must be analyzed and harnessed to create, maintain and strengthen relationships between organizations and their stakeholders. Despite this effective need, it is important to adopt the digital channels that best fit the behavioral standards and demands of the public, thus making the digital strategy perfectly aligned with the objectives and brand identity. The theme to be analyzed results from the three-month internship experience at Vitamina. Digital Marketing Agency, through which we propose, above all to identify the historical principles of the process of digital transformation of companies, as well as their advantages and disadvantages. Similarly, we seek to verify the importance of digital channels in the relationship between companies and digital audiences, through a thorough analysis of what we believe to be a current example of the digitization process, through a case study that became evident during the period of internship. Finally, we will seek throughout this report to understand and demonstrate what the role of communication agencies represents in this increasingly evident process that organizations tend to follow to keep up with social trends. It is important to note that in addition to the analysis of the case, we will establish the conclusions of this report by reading several authors works that discuss this subject.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64868
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DCC - Dissertações de mestrado

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