Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64873
Título: | Os jogos cooperativos com crianças: construindo caminhos de cidadania |
Outro(s) título(s): | The cooperative games with children: building paths of citizenship |
Autor(es): | Lima, Christine Vargas |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Jogos Cooperação Infância Cidadania Educação Práxis Games Cooperation Childhood Citizenship Education Praxis |
Data: | 22-Mar-2019 |
Resumo(s): | Esta investigação teve como problema central os jogos cooperativos e a construção da cidadania. Este
problema teve origem na observação de crianças flageladas pelas enchentes ocorridas na região sul do
Brasil no ano de 2014 e na verificação de que o(s) jogo(s) (cooperativo) foi decisivo no mitigar a dor e ao
mesmo tempo foi decisivo na criação de laços relacionais, afetivos, colaborativos entre as crianças e
entre crianças e adultos. Perante esta evidência empírica, estabeleceu-se um recorte na investigação, em
que se analisou uma escola do bairro atingido pelas enchentes. Dessa forma, através da observação
participante, diário de campo e entrevistas, tentou-se conhecer as características, representações,
linguagens sobre jogos (cooperativos) de trinta e cinco crianças. Sendo quinze crianças vítimas da
tragédia e vinte que não estiveram diretamente ligadas a esse acontecimento. Por outro, lado pretendeuse
conhecer também as representações/narrativas dos pais (oito pais) e dos professores (nove
professores) que estiveram nesse envolvimento. A investigação teve como ponto de partida a
pergunta/problema: Qual a importância dos jogos cooperativos na construção da cidadania das crianças
atingidas pelas enchentes? Percorrendo uma abordagem qualitativa e tomando como enfoque
investigativo o estudo de caso, a investigação procurou conhecer de forma aprofundada (intrusiva) a
importância dos Jogos Cooperativos na construção de laços cidadãos (afetivos, emocionais, relacionais,
participativos, de acolhimento, alteridade, políticos…) num determinado contexto e com determinados
sujeitos. Os dados recolhidos foram submetidos a uma análise de conteúdo. As informações recolhidas
e os resultados apurados mostram que os Jogos Cooperativos são uma fonte inesgotável que potencializa
e manifesta a dimensão relacional – característica tão importante da condição humana. Este facto não
deveria ser esquecido pela Educação. Depois das conclusões do estudo e inspirado na riqueza das
informações/conhecimentos recolhidos, apresenta-se uma proposta intitulada: Os jogos Cooperativos e
a Práxis da Cidadania, como um exercício/contributo para a problemática. This issue was centered mainly on cooperative games and the construction of citizenship. This problem originated in the observation of children who were flagellated in the events that occurred in the southern region in 2014 and in the verification that the game (s) (cooperative) was decisive in mitigating the back at the same time was decisive in the creation of relationships, affective, collaborative relationships between children and between children and adults. To lose this empirical investigation, to be decorated like an investigation, in which one analyzed a school of the neighborhood reached by the floods. Thus, through participant observation, daily field and interviews, the attempts to know the characteristics, representations, languages on games (cooperatives) of thirty five children. Fifteen children suffered the tragedy and twenty who are not directly connected to this event. On the other hand, they knew the representations / narratives of parents and teachers. The piece had as a star ting point a question / problem: How important is the cooperative games in the construction of the citizenship of the children affected by the floods? In a qualitative approach and taking as an investigative approach the case study, an investigation that can be ignored (intrusive) of the Cooperative Games in the construction of citizen bonds (affective, emotional, relational, participative, reception, alterity, context and subject subjects. The data collected were submitted to a content analysis. Collective enterprises and results show that cooperative games are an inexhaustible source that enhances and manifests the relational dimension - such an important feature of the human condition. This fact has not been forgotten by Education. After the conclusions of the study and inspiration in the information / knowledge collected, a proposal is presented: Cooperative games and Citizenship Praxis as an exercise / contribution to a problem. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade Educação Física, Lazer e Recreação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64873 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Christine Vargas Lima.pdf | 7,02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |