Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64895
Título: | A Vaca Negra Vai: projeto de intervenção artística no primeiro ciclo |
Autor(es): | Teixeira, Cláudia Andreia Pinheira |
Orientador(es): | Pires, Helena Faísco, Cátia |
Palavras-chave: | Artes performativas Interdisciplinaridade Educação Performing arts Interdisciplinarity Education |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Este relatório tem como objetivo descrever e refletir o impacto alcançado d’A Vaca Negra
Vai, um projeto de artes performativas, desenvolvido e projetado para funcionar como uma
ferramenta de apoio ao ensino.
O projeto A Vaca Negra Vai foi criado para ser interventivo e teve como palco as escolas,
desde as primárias até às escolas secundárias, sendo este um dos seus pontos diferenciadores.
Esta primeira edição foi considerada piloto por ser um ano de experimentação. A ação
implementada incidiu sobre as crianças do primeiro ciclo, em particular do 3º ano de escolaridade,
na Escola Básica 1/ Jardim de Infância de Nespereira e no Centro Escolar de Urgezes.
A intenção principal deste projeto foi, desde a sua génese, abordar temáticas de cariz social
em contexto escolar, mais precisamente, dentro da sala de aula das crianças, tentando causar
impacto neste público, através de um método dinâmico e interativo, sobre assuntos abordados
com menos frequência no currículo de ensino. No quadro desta ação os temas abordados foram
o bullying, a guerra e o racismo.
Ao longo deste relatório é também debatida a importância global da inserção das diferentes
áreas artísticas no ensino, como a trilogia: dança, música e teatro.
Foram abordadas algumas teorias e estudos sobre a importância das artes performativas,
no desenvolvimento de capacidades e competências nas crianças. Segundo teorias de autores,
que fundamentam os conceitos que este projeto envolve, tal como a interdisciplinaridade, a
multidisciplinaridade, processos de interação social, ensino e disciplina.
Também foram consideradas as opiniões dos docentes das escolas onde se realizaram as
intervenções.
Paralelamente a isso, este relatório descreve todo o processo de desenvolvimento do projeto
de intervenção, na sua forma mais detalhada. This report aims to describe the impact achieved by “A Vaca Negra Vai”, a performing arts project developed and designed to function as a teaching support tool. The project A Vaca Negra Vai was created to be interventionist and have the schools as stage, from primary to secondary shcools, making this one of its differentiating point. This edition was considered a pilot year because it was a year of experimentation. The implemented action focused on first cycle children, in particular of the 3rd year of shcooling at the Escola Básica 1/Jardim de Infância de Nespereira and the Centro Escolar de Urgezes. The main intention of the project was, since its inception, to adress social issues in a shcool context, more precisely, within the children’s classroom, trying to impact this audience with a more dynamic and interactive tool on less frequently addressed subjects in the teaching curriculum. In the framework of this action, the themes addressed were bullying, war and racismo. This report also discusses the global importance of including different artistic fields in teaching, such as the trilogy: dance, music and theater. Some theories and studies on the weight of the performing arts in the development of skills and competences in children were approached, through authors theories that support the concepts that this project involves, such as interdisciplinarity, multidisciplinarity, processes of social interaction, teaching and learning. Also was considered the teachers opinion of the schools where the interventions took place. At the same time, this report describes the entire processo of development of the intervention project in its most detailed form. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64895 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations DCC - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3_Relatório_pg34124_CláudiaTeixeira.pdf | 3,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons