Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64991

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Emília Rodriguespor
dc.contributor.authorOliveira, Adriano depor
dc.date.accessioned2020-04-21T16:24:15Z-
dc.date.available2020-04-21T16:24:15Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-8600-25-7por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64991-
dc.description.abstractNesse texto pretende-se analisar a importância da escrita no contexto universitário e, sobretudo, no contexto de globalização do conhecimento em que decorrem hoje as atividades académicas e a atividade de investigação científica nos espaços das universidades, sobretudo ao nível do mestrado e do doutoramento. Além do estudo bibliográfico sobre o assunto para organizar o atelier da escrita e este artigo, apresentamos e examinamos algumas falas/reflexões dos participantes que descrevem estratégias de escrita/pesquisa/autoria e, principalmente, ambiguidades e pontos críticos que podem possibilitar ou dificultar a conclusão das dissertações e teses. Desse modo, são abordados temas como a democracia, a divulgação científica e a liberdade académica; o processo de Bolonha e as mudanças nos tempos de produção de conhecimento; assim como os receios/medos de orientandos e condicionamentos ao tema de pesquisa/estudo; a escrita e os modelos de orientação; e os desafios da constituição da autonomia no processo de escrita/pesquisa/autoria. Por fim, apontamos o desafio institucional das universidades criarem e consolidarem espaços de discussão do processo de escrita/pesquisa/autoria e da orientação de mestrandos e doutorandos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação-
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleContornos da escrita/pesquisa/autoria e da orientação de mestrandos e doutorandos no contexto académico atualpor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttp://lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/151por
oaire.citationStartPage94por
oaire.citationEndPage110por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.bookTitleFormação do Investigador: reflexões em torno da escrita/pesquisa/autoria e a orientaçãopor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014_Araujo_Oliveira_Contornos-escrita-pesquisa-autoria-oreintacao.pdf245,16 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID