Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/6513
Título: | Aplicação da webquest "Escher e a procura do infinito" numa turma do 12.º ano de escolaridade |
Autor(es): | Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro Coutinho, Clara Pereira |
Palavras-chave: | Webquest Escher |
Data: | 17-Mai-2007 |
Citação: | CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, 5, Braga, Portugal, 2007 – “Challenges 2007”. [Braga : Centro de Competência da Universidade do Minho, 2007]. p. 350-363. |
Resumo(s): | Na presente investigação concebeu-se, implementou-se e avaliou-se uma experiência de ensino contemplando a extensão e refinamento das concepções de infinito através de uma webquest numa turma do 12º ano de escolaridade. Foram estabelecidas três questões de investigação. A webquest Escher e a procura do infinito proporcionará o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo? Proporcionará um ambiente de aprendizagem colaborativo? Poderá contribuir para uma melhor compreensão do infinito? Pela análise dos produtos finais desenvolvidos por cada grupo através da realização desta webquest verificou-se que os alunos desenvolveram a capacidade de organizar e sintetizar informação, aperfeiçoando o trabalho colaborativo, a criatividade, o rigor científico (realizando um poster) e desenvolveram o pensamento crítico. Pela comparação dos pré e pós testes verificou-se ainda uma melhoria considerável dos resultados, denotando-se uma aprendizagem efectiva das concepções de infinito segundo a teoria de cardinais. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/6513 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |