Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65179

TítuloEstudo da prevalência das disfunções acomodativas numa população de alunos universitários
Autor(es)Ribeiro, Tânia Luísa Cardoso
Orientador(es)Franco, Sandra
Data2018
Resumo(s)Os estudos de prevalência são importantes pois permitem a identificação das condições mais frequentes. A maioria dos estudos de prevalência das disfunções de visão binocular analisa populações não randomizadas e não homogéneas em idade, género e tamanho, o que torna a comparação entre estudos pouco fidedigna. Também não há consenso entre os investigadores sobre os melhores meios de diagnóstico durante o exame refrativo. Após pesquisa bibliográfica, concluiu-se que as disfunções acomodativas são as mais frequentes na população universitária, daí ter sido esse o objetivo inicial deste estudo. Tornou-se óbvio rapidamente que não era possível descurar as disfunções heterofóricas, já que a sintomatologia associada é similar, o que dificultaria a sua distinção. Assim sendo, foi utilizada uma amostra de 55 estudantes universitários, com uma média de idades de 21,22±2,62, dos quais 49,1% eram míopes, 45,5% emétropes e 5,5% hipermétropes. A todos foi realizado um exame visual completo no Gabinete de Optometria da Universidade do Minho. Os participantes preencheram oquestionário CISS, passando à refração e em seguida aos testes de avaliação da visão binocular. Como resultados principais, 60% dos participantes em estudo não apresentou qualquer tipo de disfunção, 25,5% apresentou disfunções acomodativas, dos quais 23,7% tinham insuficiência acomodativa e 1,8% inflexibilidade acomodativa, enquanto que 14,5% apresentou disfunções heterofóricas, dos quais 9,1% insuficiência de convergência e 1,8% exoforia básica. No que toca à sintomatologia, 83,6% dos participantes foram classificados como assintomáticos para o questionário CISS, enquanto que apenas 16,4% foram classificados como sintomáticos. Os valores encontrados alertam à necessidade de consciencialização dos estudantes universitários para a existência deste tipo de disfunções que podem afetar o seu rendimento e performance escolar. Além disso, o estudo serve de alerta aos optometristas para a necessidade de realização de um exame visual completo, de forma a despistar qualquer possível disfunção de visão binocular.
Prevalence studies are important because they allow the identification of the most frequent conditions. Most of the prevalence studies of binocular dysfunctions analyze nonrandomized and non-homogeneous populations about age, gender and size, making comparison between studies unreliable. There is also no consensus among researchers on the best means of diagnosis during the refractive examination. After bibliographic research, it was concluded that the accommodative dysfunctions are the most frequent in the university population, so that was the initial objective of this study. It became obvious that heterophoric dysfunctions could not be neglected, since the associated symptomatology is similar, which would make it difficult to distinguish it. Therefore, a sample of 55 university students was used, with a mean of age of 21.22 ± 2.62, which 49.1% were myopes, 45.5% emmetropes and 5.5% hypermetropes. A complete visual examination was performed in the Office of Optometry at the University of Minho. The participants did the CISS questionnaire, passing to refraction and binocular vision tests. As a main result, 60% of the participants in the study did not present any type of dysfunction, 25.5% presented accommodative disorders, of which 23.7% had accommodative insufficiency and 1.8% accommodative inflexibility, while 14.5% had heterophoric dysfunctions, of which 9.1% had convergence insufficiency and 1.8% a basic exophoria. Regarding symptomatology, 83.6% of the participants were classified as asymptomatic for the CISS questionnaire, while only 16.4% were classified as symptomatic. The values found highlight the need to raise awareness among university students about the existence of these types of dysfunctions that may affect their school performance. The study serves as an alert to optometrists for the need to perform a complete visual examination, in order to avoid any possible dysfuncion of binocular vision.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Optometria Avançada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65179
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDF - OCV - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
10+Dissertacao+31385.pdf867,71 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID