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TítuloComplexidade genética e a expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana: transposição didática
Outro(s) título(s)Genetic complexity and the expression of human skin color, eye color, and height: didactic transposition
Autor(es)Franzolin, Fernanda
Prochazka, Luana de Souza
Pietri, Ana Paula Zampieri Silva de
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveEnsino de Genética Humana
Didatização
Livros didáticos
Manuais escolares
Human Genetics Teaching Keyword
Didatization
Textbooks
Data2020
EditoraUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
RevistaInvestigações em Ensino de Ciências
CitaçãoFranzolin, F., Prochazka, L.D.S., Pietri, A.P.Z. S., & Carvalho, G.S. (2020). Complexidade genética e a expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana: transposição didática. Investigações em Ensino de Ciências, 25(1), 239-261.
Resumo(s)A ciência Genética está em constante expansão; todavia, a genética ensinada na escola não pode ser considerada somente como uma simplificação do conhecimento produzido pela Ciência. Ela é também resultado de valores e práticas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a transposição didática no que se que refere à expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana nos livros didáticos brasileiros e portugueses, bem como no Caderno do Aluno do Estado de São Paulo. Dos livros didáticos de Biologia para os diversos períodos do Ensino Médio brasileiro e Ensino Secundário português, foram analisadas doze coleções recentes: nove coleções brasileiras e três coleções portuguesas. O conteúdo dos livros foi comparado com o conhecimento da literatura de referência para a área da Genética. Neste estudo, foram considerados como literatura de referência alguns artigos científicos atuais e livros acadêmicos utilizados nos cursos de formação de professores. A influência de conhecimentos, valores e práticas sociais nesse processo de transposição didática foi também analisada. Os resultados apontam que a maioria dos livros analisados está próxima da referência ao falar sobre a determinação poligênica das características analisadas. Mais da metade dos materiais analisados menciona a influência do ambiente na determinação da cor da pele e da estatura. Foram também identificados valores e práticas que possivelmente influenciaram no processo de transposição didática desta temática, tais como: 1) a preocupação em evitar uma visão determinista da Genética; 2) a prática de matematizar a Biologia; 3) a prática dos autores em seguir orientações curriculares; 4) a prática e a preocupação com as avaliações de livros didáticos; e 5) a preocupação de evitar preconceitos em uma população composta por diferentes grupos étnicos.
Genetic science is continuously expanding, but the genetics taught in school cannot be considered only as a simplification of science produced knowledge: it is also a result of values and practices. This research aimed to analyze the didactic transposition on the expression of skin color, eye color, and human height on Brazilian and Portuguese textbooks and the “São Paulo Student Notebook”. Of the biology textbooks for several periods of secondary education (Brazilian “Ensino Médio” and Portuguese “Ensino Secundário”), twelve recent ones were analyzed in detail: nine Brazilian collections and three Portuguese collections. The content of these textbooks was compared with the contents of the reference literature in the genetics area. In this study, reference literature includes some recent scientific papers and academic books for teacher training. The influence of knowledge, values, and social practices on this process of didactic transposition was also a matter of analysis. Results showed that most textbooks are close to the scientific literature in discussing the polygenic determination of the characteristics analyzed. About half of the analyzed books mentioned the influence of the environment. Values and practices influencing didactic transposition of these topics were also identified, such as 1) concerns about avoiding a deterministic view of genetics; 2) the practice of mathematizing biology; 3) the authors’ practices in following curriculum guidelines; 4) practices and concerns related to textbook evaluation; and 5) concerns with avoiding bias within populations composed of different ethnic groups.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65193
DOI10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p239
ISSN1518-9384
e-ISSN1518-8795
Versão da editorahttps://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1576
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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