Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65258

TítuloOperacionalização da teoria dos ciclos de vida dos clusters. As indústrias criativas como contexto para a reflexão e o software educacional e de entretenimento no Norte de Portugal como caso de estudo
Autor(es)Romeiro, Patrícia
Nunes, Flávio
Palavras-chaveCiclo de Vida dos Clusters
Indústrias Criativas
Software Educacional e de Entretenimento
Norte de Portugal
Cluster Life-Cycle
Creative Industries
Educational and Entertainment Software
North of Portugal
Data2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT)
RevistaGOT: Revista de Geografia e Ordenamento do Território
CitaçãoRomeiro, Patrícia e Nunes, Flávio (2013). Operacionalização da teoria dos ciclos de vida dos clusters. As indústrias criativas como contexto para a reflexão e o software educacional e de entretenimento no Norte de Portugal como caso de estudo. GOT – Revista de Geografia e Ordenamento do Território, nº 4, pp. 273-298.
Resumo(s)Este artigo propõe uma reflexão sobre a dinâmica evolutiva dos clusters, à luz da teoria do ‘ciclo de vida dos clusters’ (CVC), e sobre os elementos adequados para captar, na prática, essa mesma dinâmica. Partindo de uma revisão da literatura, o estudo centra-se depois na análise de um cluster organizado - Software Educacional e de Entretenimento no Norte de Portugal. A revisão da literatura e a análise do estudo de caso permite concluir que, apesar do crescente reconhecimento da relevância dos fatores soft (ex. capital social, redes) na dinâmica de um cluster, esta tende a ser frequentemente analisada a partir de dados estatísticos relacionados com o seu crescimento. Propõe-se por isso um modelo analítico capaz de combinar elementos quantitativos e qualitativos, e que permite comparar as diferentes trajetórias de evolução dos clusters.
This paper analyses the clusters evolutionary dynamics, in the light of the ‘clusters life cycle’ theory (CVC), and the appropriate elements to capture in practice these dynamics. Having as a starting point a literature review, the study focuses on the analysis of an organized cluster - Educational and Entertainment Software in Northern Portugal. The literature review and the analysis of the case study shows that, despite the growing recognition that soft factors (e.g. social capital, networks) have in clusters dynamics, it tends to be frequently analysed based on statistical data related to their growth. Consequently, it is provided an analytical framework that combines quantitative and qualitative elements, and that allows to compare the different clusters trajectories.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65258
ISSN2182-1267
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:GEO - Artigos em revistas internacionais com referee

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DC12_5.pdf1,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID