Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65275

TítuloA investigação geográfica em Portugal no contexto das ciências sociais e humanas
Autor(es)Nunes, Flávio
Palavras-chaveGeografia
ciências sociais e humanas
investigação científica
projectos de investigação
Portugal
Data2013
EditoraAssociação Portuguesa de Geógrafos
RevistaInforgeo
CitaçãoNunes, Flávio (2013). A investigação geográfica em Portugal no contexto das ciências sociais e humanas. Inforgeo - Revista da Associação Portuguesa de Geógrafos, nº 25, pp. 103-107.
Resumo(s)Em Portugal, opções políticas tomadas em matéria de redistribuição do orçamento estatal nos domínios do ensino superior e da investigação científica têm promovido um receio de subalternização das ciências sociais e humanas (CSH) no panorama geral da investigação e da produção de conhecimento. O objectivo deste texto não passa contudo por argumentar a defesa do estatuto e mérito das CSH, mas por avaliar o reconhecimento que os estudos nestes domínios de reflexão têm em Portugal junto do poder político, avaliando esse reconhecimento por via do investimento público que tem sido canalizado para esta área do saber. Este estudo procura assim determinar a relevância das CSH no conjunto da investigação científica portuguesa, e especificamente da Geografia no seio das CSH, quer no número de projectos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), quer nos montantes de investimento envolvidos, quer ainda nas problemáticas de estudo privilegiadas pelos júris dos concursos públicos responsáveis pela seriação destes projectos de investigação. É certo que nem toda a investigação está associada a projectos financiados, nem a FCT é a única entidade financiadora, pelo que esta análise reflectirá apenas uma parte da investigação científica desenvolvida em Portugal.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65275
ISSN0872-6825
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:GEO - Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DC12_6.pdf297,27 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID