Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65354

TítuloRedes comunitárias de banda larga: um contributo para o desenvolvimento regional em Portugal
Outro(s) título(s)Redes comunitarias de banda ancha: una contribución para el desarrollo regional en Portugal
Community broadband networks: a contribute for regional development in Portugal
Autor(es)Nunes, Flávio
Palavras-chavebanda larga
redes comunitárias
desenvolvimento regional
Portugal
banda ancha
redes comunitarias
desarrollo regional
broadband
community networks
regional development
Data2009
EditoraEdiciones Universidad de Salamanca
RevistaEducation in The Knowledge Society (EKS)
CitaçãoNunes, Flávio (2009). Redes comunitárias de banda larga: um contributo para o desenvolvimento regional em Portugal. Education in the Knowledge Society, 10(2), pp. 270-298.
Resumo(s)O acesso à Internet por banda larga constitui uma potencialidade cada vez mais relevante no domínio do desenvolvimento regional, contudo a privatização e a liberalização do sector das telecomunicações e a mera aplicação das regras do mercado não tem conseguido assegurar uma repartição geográfica equitativa do acesso à banda larga. Face à constatação desta tendência tem vindo a ser requerido financiamento público para a criação das infra-estruturas necessárias à generalização do acesso a esta rede de alto débito, sobretudo nas áreas rurais menos povoadas. Este estudo tem como objectivo avaliar a resposta dada em Portugal para complementar a acção dos operadores privados de telecomunicações, nomeadamente com a criação de redes comunitárias de banda larga. Actualmente está em curso a implementação de quatro projectos de redes comunitárias em Portugal, com a implementação dos quais se procura viabilizar o acesso a aplicações telemáticas mais inovadoras, que constituem hoje em dia uma condição necessária ao sucesso de muitos dos projectos mais inovadoras de desenvolvimento regional e local.
El acesso a Internet por banda ancha constituye una potencialidad cada vez más relevante en el dominio del desarrollo regional, con todo, la privatización y la liberalización del sector de las telecomunicaciones y la mera aplicación de las reglas del mercado no han conseguido asegurar una repartición geográfica equitativa del acesso a la banda ancha. Ante la constatación de esta tendencia se ha requerido financiación pública para la creación de las infraestruturas necesarias para generalizar el acceso a esta red, sobre todo en las áreas rurales menos pobladas. Este estudio tiene como objetivo evaluar la respuesta dada en Portugal para complementar la acción de las operadoras privadas de telecomunicaciones, con la creación de redes comunitarias de banda ancha. Actualmente está en curso la implementación de cuatro proyectos de redes comunitarias en Portugal, que pretenden viabilizar el acceso a aplicaciones telemáticas más innovadoras, las cuales constituyen hoy en día una condición necesaria para el éxito de muchos de los proyectos más innovadores de desarrollo regional y local.
O acesso à Internet por banda larga constitui uma potencialidade cada vez mais relevante no domínio do desenvolvimento regional, contudo a privatização e a liberalização do sector das telecomunicações e a mera aplicação das regras do mercado não tem conseguido assegurar uma repartição geográfica equitativa do acesso à banda larga. Face à constatação desta tendência tem vindo a ser requerido financiamento público para a criação das infra-estruturas necessárias à generalização do acesso a esta rede de alto débito, sobretudo nas áreas rurais menos povoadas. Este estudo tem como objectivo avaliar a resposta dada em Portugal para complementar a acção dos operadores privados de telecomunicações, nomeadamente com a criação de redes comunitárias de banda larga. Actualmente está em curso a implementação de quatro projectos de redes comunitárias em Portugal, com a implementação dos quais se procura viabilizar o acesso a aplicações telemáticas mais inovadoras, que constituem hoje em dia uma condição necessária ao sucesso de muitos dos projectos mais inovadoras de desenvolvimento regional e local.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65354
ISSN1138-9737
e-ISSN2444-8729
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:GEO - Artigos em revistas internacionais com referee

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DC11_6.pdf512,27 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID