Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/65387

TitlePrevalência de crianças portuguesas dos 0 aos 10 anos expostas ao fumo ambiental do tabaco em casa e no carro
Author(s)Precioso, José
Machado, José Cunha
Araújo, Ana Carolina Loureiro Lopes
Sousa, Isabel
Correia, Cláudia Rafaela Gomes
Keywordstabagismo
saúde infantil
Fumo ambiental do tabaco
exposição ao FAT
Issue date2018
PublisherDireção Geral da Saúde (DGS)
CitationPrecioso, J., Machado, J.C., Araújo, C., Sousa, I. & Correia, C. (2018). Prevalência de crianças portuguesas dos 0 aos 10 anos expostas ao fumo ambiental do tabaco em casa e no carro. Relatório de estudo. Lisboa: Direção-Geral da Saúde.
Abstract(s)A exposição ao Fumo Ambiental do Tabaco (FAT) é particularmente nociva para os grupos de indivíduos mais suscetíveis como: as crianças, os asmáticos, as pessoas com insuficiência respiratória e as mulheres grávidas (USDHHS, 2006). Em Portugal, a exposição ao FAT tem sido estudada em crianças a frequentar o final do primeiro e segundo ciclos, mas não em idades mais precoces. Este é o primeiro estudo com representatividade nacional a: 1) descrever a prevalência de crianças expostas ao FAT, em casa e no carro, numa amostra de crianças dos 0 aos 10 anos de idade (final do primeiro ciclo); 2) caracterizar o comportamento tabágico, em casa e no carro, dos pais e/ou outros conviventes; 3) identificar fatores de risco e fatores de proteção associados à exposição das crianças ao FAT em casa e no carro. Os dados do presente estudo foram recolhidos mediante a aplicação de um questionário aos pais (pai, padrasto ou companheiro da mãe) e mães (mãe, madrasta ou companheira do pai) de crianças portuguesas, de acordo com as seguintes faixas etárias e locais de aplicação: crianças da faixa etária dos 0-3 anos em Centros de Saúde (CS); crianças da faixa etária dos 4-5 anos em Jardins de Infância (JI); crianças da faixa etária dos 6-10 anos em Escolas do Primeiro Ciclo. O questionário aplicado a pais e mães de crianças dos 0-3 anos, nos CS, é uma versão ligeiramente mais reduzida da que foi aplicada aos pais das crianças da restante amostra. Os resultados apresentados neste relatório referem-se, na maioria dos casos, a crianças dos 0-10 anos.
TypeReport
DescriptionEste relatório foi encomendado pela Direção-Geral da Saúde, Programa Nacional de Prevenção e Controlo do Tabagismo. O conteúdo deste relatório representa os pontos de vista dos autores e é da sua exclusiva responsabilidade. Os resultados, interpretações e conclusões expressos neste trabalho não refletem necessariamente as opiniões da Direção-Geral da Saúde.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65387
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Relatórios Técnicos


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID