Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/65401

TitleOpiniões sobre a regulação do consumo de tabaco em espaços exteriores e no carro: um estudo piloto realizado no concelho de Braga
Author(s)Sousa, Isabel
Precioso, José
Correia, Cláudia Rafaela Gomes
Samorinha, Ana Catarina Carvalho
Machado, José Cunha
Antunes, Henedina
KeywordsConsumo de tabaco
Legislação
Prevenção
Issue date2014
PublisherThe European Medical Association on Smoking and Health (EMASH)
CitationSousa, I., Precioso, J., Correia, C., Samorinha, C., Machado, J.C., Macedo, M. & Antunes, H. (2014). Opinião sobre a proibição do consumo de tabaco em espaços exteriores e no carro: um estudo piloto realizado no concelho de Braga. XI Congresso EMASH – Tabagismo e outros fatores de risco. Coimbra, Portugal.
Abstract(s)A mortalidade em Portugal, devido à exposição ao Fumo Ambiental do Tabaco (FAT), é estimada em 457 indivíduos, sendo que 432 estão expostos em casa e 27 no local de trabalho. A legislação proíbe o consumo de tabaco em locais públicos fechados. Se os adultos estão parcialmente protegidos, o mesmo não pode ser dito das crianças, pois ainda estão expostas em casa e no carro. Para além disso, as crianças que crescem num ambiente microssocial (família, grupo de amigos) onde se consome tabaco e/ou em que este não é desaprovado estão em maior risco de vir a ser consumidores do que aqueles que crescem num ambiente onde há menor consumo. A modelagem tem um papel muito importante nas opções futuras das crianças. É fundamental avançar mais na proibição do consumo de tabaco para proteger as crianças. Para tal, foi efetuado um estudo para estimar o grau de concordância com a proibição do consumo de tabaco em espaços exteriores e no interior do carro, no concelho de Braga.
TypeOral presentation
DescriptionEsta comunicação obteve o primeiro prémio na modalidade de comunicação livre no XI Congresso EMASH 2014 - Tabagismo e outros fatores de risco. Coimbra, Portugal.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65401
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID