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TítuloElementos de gamificação como fatores de motivação na aprendizagem de uma língua estrangeira através do Duolingo
Outro(s) título(s)Gamification elements as motivation factors in learning a foreign language through Duolingo
Autor(es)Branco, Natália Pires
Orientador(es)Gomes, Maria João
Palavras-chaveDuolingo
Engajamento
Gamificação
Motivação
Duolingo
Engagement
Gamification
Motivation
Data2019
Resumo(s)O Duolingo tem milhões de usuários, contribuindo para a aprendizagem de línguas estrangeiras por parte de qualquer pessoa e a qualquer momento, em todos os cantos do mundo. Como um aplicativo educacional gamificado, seu foco é envolver seus usuários em atividades instrutivas de modo lúdico e de maneira que aprendam o conteúdo. Para entender como isso ocorre, esse estudo estabelece uma ponte entre a gamificação e a motivação e o engajamento. O objetivo do estudo é entender como os usuários percebem o efeito da gamificação em sua própria motivação. A fim de responder essa questão, foram explorados os conceitos de: motivação intrínseca e extrínseca, meaningfulness, segurança psicológica, disponibilidade, recompensas tangíveis, recompensas verbais e estado de fluxo, considerando o seu impacto nos aplicativos gamificados. A partir desses assuntos, foi realizado um questionário com os usuários do sistema. Os resultados apresentados indicam que, embora o Duolingo seja popular e tenha a confiança de seus usuários, alguns dos conceitos discutidos e considerados no quadro conceitual do estudo não estão presentes em sua utilização ou são tratados de forma superficial. Os dados também permitem a sugestão de alguns possíveis melhoramentos ao sistema.
Duolingo has millions of users, teaching a foreign language to anyone, anytime, in every corner of the world. As a gamified educational app, its focus is to engage its users in instructional activities in a playful way, as a way to acquire a second language. To understand how this happens, this thesis bridges the gap between gamification and motivation and engagement, subjects generally studied by the field of psychology. The aim of the study is to understand how users perceive the effect of gamification on their own motivation. In order to answer this question, the most relevant subjects for the research were listed, which are: intrinsic and extrinsic motivation, meaningfulness, psychological security, availability, tangible rewards, verbal rewards and flow state. From these subjects, a questionnaire was conducted with the system users. The results presented indicate that although Duolingo is popular and trusted by its users, some of the concepts discussed and considered in the conceptual framework are not present in its use or are treated superficially. The data also allows to suggest some possible system improvements.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65522
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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