Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/6555
Título: | Como ensinar a compreensão leitora no primeiro ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Morais, Elisabete de Fátima |
Orientador(es): | Viana, Fernanda Leopoldina |
Data: | 5-Dez-2006 |
Resumo(s): | A leitura e a compreensão leitora são actividades complexas quer para ensinar, quer para aprender. A fim de dar conta da complexidade começaremos por, na primeira parte da tese fazer uma breve abordagem das teorias da aprendizagem, salientando os seus contributos para o ensino da leitura, os modelos de aquisição da leitura e os modelos de compreensão leitora. Ainda na primeira parte deste trabalho, é apresentada uma síntese das principais estratégias para o ensino da compreensão leitora, de acordo com o tipo de texto.
Na segunda parte desta tese, de carácter prático, apresentamos, à luz da revisão teórica, propostas de trabalho de expansão, visando expandir as apresentadas por um manual de 2º Ano de escolaridade. La lecture et la compréhension de la lecture sont des activités complexes, soit pour enseigner, soit pour apprendre. À fin de rapporter la complexité on commencera par, dans la première partie de la maitrise à faire un breve abordage sur les théories de l’apprentissage, en faisant ressortir leurs contributives pour l’enseignement de la lecture, les modèles de l’acquisition de la lecture et les modèles de la compréhension de la lecture. Encore dans la première partie de cette maitrise, on a présenté um résumé des stratégies principales pour l’enseignement de la compréhension de la lecture, selon le type de texte. La deuxième partie de la maitrise, avec des exercices pratiques, on présente, d’ après la révision théorique, des propos de travail d’expansion, en visant l’expansion des propos présenté par un livre scolaire de la deuxième année de scolarité. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/6555 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bibliografia.pdf Acesso restrito! | 118,85 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Capa.pdf Acesso restrito! | 50,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Capítulo I aprendiz.pdf Acesso restrito! | 148,55 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Capítulo II Leitura.pdf Acesso restrito! | 136,3 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Capítulo III comp. leitora.pdf Acesso restrito! | 128,43 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Capítulo IV Ensino Comp. leitora.pdf Acesso restrito! | 156,64 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Capítulo V - II Parte.pdf Acesso restrito! | 161,8 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Índice.pdf Acesso restrito! | 48,26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Introdução.pdf Acesso restrito! | 80,05 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Quadro IV.pdf Acesso restrito! | 53,45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Reflexão.pdf Acesso restrito! | 47,91 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
resumo.pdf Acesso restrito! | 46,88 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |