Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66013

TítuloAprender e apreender história no ensino básico: a construção de narrativas históricas em aula
Outro(s) título(s)Seize and learn history in basic education: the construction of historical narratives in class
Autor(es)Esteves, Maria Vieira
Orientador(es)Gago, Marília
Palavras-chaveEducação histórica
Ensino básico
História
Narrativa histórica
Basic education
Historical education
Historical narrative
History
Data2020
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio Profissional é o resultado da Intervenção Pedagógica Supervisionada realizada numa turma de 7º ano de escolaridade do Ensino Básico, tendo o propósito de apresentar o trabalho realizado com 25 alunos sobre a produção de narrativas históricas, em aula, como veículo de construção do seu conhecimento histórico e do desenvolvimento da sua compreensão histórica. Todo o trabalho, teórico e prático, foi desenvolvido a partir dos princípios e propósitos da Educação Histórica (Schmidt e Urban, 2018), aplicado através do paradigma educativo designado de aula oficina (Barca, 2004), com tarefas que respondessem ao disposto nas Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos (2018). Assim, desenvolveu-se o modo como os alunos criam e fazem sentido da narrativa histórica a partir dos conteúdos relativos à Antiguidade Clássica – “O Mundo Helénico” e “Roma e o Império”. A escolha de trabalhar a construção de narrativas históricas com os alunos, do ponto de vista substantivo e meta-histórico, prende-se com a importância da narrativa para a própria História enquanto disciplina/ciência e pelas suas potencialidades ao nível do processo de ensino-aprendizagem, quer na dimensão cognitiva, quer metacognitiva. A narrativa histórica é aqui definida, numa linha narrativista (Gallie e Atkinson, 1964; Barca e Gago, 2004), como sendo a “face material” da História. Assim, entende-se a narrativa histórica como descritiva e explicativa, tecida com base em evidência multiperspetivada, que procura responder a uma questão, ou questões, histórica(s). Ao longo das 25 aulas os alunos produziram várias narrativas, sendo três delas aqui analisadas e categorizadas, de modo a aferir como evoluíram na sua construção, quer ao nível dos conteúdos, quer ao nível da forma. A grande questão desta investigação era perceber se as práticas regulares de sistematização, com a produção de narrativas históricas em aula, contribuíam para o desenvolvimento da construção de conhecimento e pensamento histórico dos alunos e, consequentemente, para melhorar o seu rendimento escolar à disciplina. As narrativas históricas produzidas são os dados que analisamos qualitativa e indutivamente para a construção de um sentido conceptual expresso em categorias que emergiram através de um processo inspirado nas propostas da codificação de dados da Grounded Theory. Os dados analisados parecem demonstrar que houve uma progressão do pensamento e da competência narrativa dos alunos, bem como as classificações finais à disciplina demonstram uma melhoria no rendimento escolar.
This Internship Report is the result of a Supervised Pedagogical Intervention, in a 7th grade class, and aims to present the work done with 25 students on the production of historical narratives, as a means for building their historical knowledge and the development of their historical understanding. All theoretical and practical work was developed based on the principles and purposes of Historical Education (Schmidt and Urban, 2018), applied through a workshop-class model (Barca, 2004), with tasks that answered the points of the Learning. Students' Essentials and Profile (2018). With this, there was a development of the way that students create and understand the historical narrative from the syllabus of Classical Antiquity - “Ancient Greece” and “Rome and the Empire”. The choice of working on the construction of historical narratives with students, from the substantial and meta-historical perspective, relates to the importance of the narrative for History itself as a discipline / science and for its potentialities in the teaching process both in the cognitive and metacognitive dimensions. The concept of historical narrative is defined here as being the “material face” of History (Gallie and Atkinson, 1964; Barca and Gago, 2004). As such, historical narrative is understood as being a descriptive and explanatory narrative, based on multiperspective evidence, which seeks to answer one or several historical questions. Throughout the 25 sessions the students produced several narratives, three of which were analyzed and categorized here, in order to gauge their evolution in the narrative production, both in content and in form. The main question of the present investigation was to understand if regular systematization practices, with the production of historical narratives in class, contributed to the development of students' knowledge building and historical thinking and, consequently, to improve their academic performance in the discipline. The produced narratives are the analyzed data for the creation of a conceptual sense expressed in emerging categories through a procedure inspired in the data codification present in Grounded Theory. The results of the narrative analysis seem to indicate that there has been a progression of the understanding and capability of the students, as well as an improvement of academic success represented by the final grade in the discipline.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66013
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Vieira Esteves.pdf3,65 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID