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dc.contributor.advisorSantos, Luís Antóniopor
dc.contributor.authorFerreira, Sara Daniela Antunespor
dc.date.accessioned2020-07-22T11:03:34Z-
dc.date.available2020-07-22T11:03:34Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/66114-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)por
dc.description.abstractAs rádios portuguesas, quer por via da sua dimensão quer por via de opções estratégicas, não se encontram todas no mesmo patamar em termos de envolvimento com ambientes digitais de disseminação. No entanto, independentemente do trajeto, a forma como as emissoras nacionais respondem às exigências e aos desafios impostos pelos novos mecanismos e plataformas online mostra que existe uma estratégia comum a todas elas: a aposta no visual. A produção sonora deixa de ser o conteúdo informativo principal de uma rádio, que agora procura novas estratégias e linguagens na multimodalidade que coexiste no mundo online. A Rádio Renascença é utilizada como caso de estudo. Depois de uma fase de migração dos conteúdos da rádio para a internet, em que está presente desde 1995 e da nova reformulação em 2008, a Rádio Renascença traça um caminho onde a aposta no vídeo e na imagem é protagonista. Na sua totalidade foram analisadas de forma quantitativa 61 notícias com a presença de vídeos, durante uma semana de cada mês: janeiro, fevereiro e março. Para complementar a análise quantitativa foi realizada uma entrevista semiestruturada à jornalista multimédia Marília Freitas do meio de comunicação em estudo. As conclusões da investigação apontam a emissora católica como um órgão de comunicação radiofónico que encara o formato vídeo como um elemento distintivo e imprescindível no jornalismo online praticado atualmente criando, efetivamente, uma nova dinâmica junto das redações- Vila Nova de Gaia e Lisboa.por
dc.description.abstractPortuguese radio stations, either by their size or by strategic options, are not all on the same level in terms of involvement with digital dissemination environments. However, regardless of the route, the way in which national broadcasters respond to the demands and challenges imposed by the new mechanisms and online platforms shows that there is a common strategy for all of them: the bet on the visual. Sound production ceases to be the main informative content of a radio, which now seeks new strategies and languages in multimodality that coexists in the online world. Rádio Renascença is used as a case study. After a phase of migration of radio content to the Internet, in which it is present since 1995 and the new reformulation in 2008, Rádio Renascença traces a path where the focus on video and image is the protagonist. In its entirety, 61 news items with the presence of videos were analyzed quantitatively during one week of each month: January, February and March. To complement the quantitative analysis, a semi-structured interview was conducted with media journalist Marília Freitas from the media under study. The findings of the investigation point to the Catholic broadcaster as a radio communication agency that sees the video format as a distinctive and indispensable element in the online journalism currently practiced, effectively, creating a new dynamic at the newsrooms- Vila Nova de Gaia and Lisbon.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectJornalismo multimédiapor
dc.subjectJornalismo onlinepor
dc.subjectRádio Renascençapor
dc.subjectVídeopor
dc.subjectMultimedia journalismpor
dc.subjectOnline journalismpor
dc.subjectRádio Renascençapor
dc.titleA aposta de uma rádio na linguagem visual?: a função do vídeo na Rádio Renascençapor
dc.title.alternativeThe bet of a radio in the visual language?: the function of the video on Rádio Renascençapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202432041por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DCC - Dissertações de mestrado

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