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https://hdl.handle.net/1822/66118
Título: | Investigating the curriculum of initial teacher education in East Timor: a multi-perspective study |
Autor(es): | Patrício, Sancho da Costa |
Orientador(es): | Flores, Maria Assunção |
Palavras-chave: | Student Teachers Initial Teacher Education; Practicum Teacher Educators Alunos Futuros Professores Formação de Professores Estágio Formadores de Professores |
Data: | 25-Out-2019 |
Resumo(s): | At the Universidade Nacional de Timor- Lorosa´e (UNTL) Initial Teacher Education (ITE) has
reformed its curriculum for several times since it was established. The reform is intended to the
improvement of quality of education in the today’s world. The reform of the curriculum in initial
teacher preparation derives from Transitional Curriculum, Minimum Curriculum Content and
European Credit Transfer System. However, there is no special curriculum evaluation about the
effectiveness of the curriculum reform and its implementation. Curriculum reforms were just
based on political decisions. Curriculum reforms are influenced by politics in Teacher Education
in East Timor. Its curriculum plays an important role for the development of the national identity
through culture, social aspects and ideology, which are the priority for the development of the
national education. Thus, the goal of Initial Teacher Education at UNTL is to provide professional
educators for the schools around the territory. In reality, ITE plays an important role in improving
the quality of the national education in East Timor. This research project aimed at examining the
new curriculum for teacher education in East Timor. In this case, this thesis includes several
phases and methods: document analysis; semi-structured interviews to policy makers, university
teacher educators, students and school supervisors and finally focus groups with student
teachers and university teachers for getting their various perspectives. The participants include 4
stakeholders of university and government; 20 student teachers and 5 teacher educators; 5
school supervisors; 2 university supervisors and one foreign lecturer. ITE provides student
teachers with professional teaching methodologies and approaches of both theories and practice
within the four or five year period. However, there are still some challenges faced by both
students and teacher educators in the daily teaching and learning processes related to the lack of
resources available at the university. Besides that, there is no preparation for the new curriculum
implementation and some new subjects in the new curriculum are not related to the background
study of the teacher educators. Data point to some suggestions in order to foster cooperation
between government and the university setting. If the government and university pay more
attention to the curriculum evaluation and reform, the quality of education can be improved in
the right way. Na Universidade Nacional de Timor-Lorosa´e (UNTL) a formação inicial de professores (FIP) sofreu várias reformas desde que foi estabelecida. A reforma visa a melhoria da qualidade da educação relacionada com as condições do mundo de hoje. A reforma da FIP deriva do Currículo de Transição, do Conteúdo Curricular Mínimo e do Sistema Europeu de Transferência de Créditos. No entanto, não há avaliação curricular específica sobre a eficácia da reforma curricular e da sua implementação, pois as sucessivas reformas basearam-se apenas em decisões políticas. As reformas curriculares são influenciadas pela política da Formação de Professores em Timor Leste. O currículo desempenha um papel de relevo para o desenvolvimento da identidade nacional através da cultura, aspectos sociais e ideologia, que são a prioridade para o desenvolvimento da educação nacional. Assim, o objetivo da FIP na UNTL é formar educadores profissionais para as escolas. A FIP desempenha um papel importante na melhoria da qualidade da educação nacional em Timor Leste. Este projeto de pesquisa teve como objetivo analisar o novo currículo para a FIP em Timor Leste e incluiu várias fases e métodos: análise de documentos; entrevistas semiestruturadas com decisores políticos, formadores de professores, estudantes e supervisores escolares e, finalmente, grupos focais com alunos futuros professores e professores universitários para obter as suas várias perspetivas. Participaram no estudo 4 membros da universidade e do governo, 20 alunos futuros professores; 5 formadores de professores da universidade; 5 supervisores escolares; 2 supervisores universitários e uma professora estrangeira. A FIP fornece aos futuros professores metodologias de ensino e abordagens teóricas e práticas durante os quatro ou cinco anos de formação. Contudo, existem alguns desafios enfrentados por alunos e professores nos processos de ensino e aprendizagem relacionados com a falta de recursos disponíveis. Além disso, não há preparação para a implementação do novo currículo e algumas disciplinas novas do currículo não estão relacionadas com a área de formação dos formadores. Os dados indicam algumas sugestões para fomentar a cooperação entre o governo e a universidde. Se o governo e a universidade prestarem mais atenção à avaliação e reforma curricular, a qualidade da educação pode ser melhorada da maneira correta. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/66118 |
Acesso: | Acesso aberto |
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