Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66166

TítuloDesenvolvimento do conhecimento didáctico do futuro professor de matemática com apoio das TIC
Outro(s) título(s)Development of didactical knowledge of the mathematics teacher supported by ICT
Autor(es)Viseu, Floriano
Ponte, João Pedro da
Palavras-chaveFormação inicial
Preservice teacher education
Tarefas
Tasks
Novas tecnologias
Information and Communication Technology
educational materials
ICT
mathematics
Data2009
EditoraComité Latinoamericano de Matemática Educativa (CLAME)
RevistaRevista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa
CitaçãoViseu, Floriano & Ponte, João. (2009). Desenvolvimento do conhecimento didáctico do futuro professor de Matemática com apoio das TIC. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa. 12. 383-413.
Resumo(s)O estagiário de Matemática, frequentemente, experienciou situações de aprendizagem muito diversas das recomendações curriculares actuais. É o caso de Fábio, que, no início do seu estágio, propõe aos alunos sobretudo exercícios e usa apenas quadro e giz. Considerando que é a partir da prática que o conhecimento didáctico se reformula, este artigo analisa a influência de um dispositivo de formação integrando as TIC (email e fórum) no desenvolvimento de aspectos desse conhecimento – tarefas a propor e formas de usar materiais tecnológicos. O estudo de caso deste estagiário, qualitativo e interpretativo, baseia-se em entrevistas e na análise da documentação gerada no dispositivo de formação. Os resultados mostram que as TIC permitiram a partilha e a discussão de experiências da sala de aula e o trabalho conjunto com outros estagiários e os seus orientadores. Este estagiário passou a propor aos alunos, para além de exercícios, tarefas mais abertas e mais desafiantes e a proporcionar-lhes a exploração de materiais tecnológicos. As suas reflexões acerca das tarefas e das formas de integrar os materiais tecnológicos nas suas aulas contribuíram para ampliar o seu conhecimento didáctico e para ver a própria prática como terreno de aprendizagem.
Prospective mathematics teachers often have learned mathematics through situations quite different from current curriculum recommendations. Such is the case of Fabio, who, at the beginning of his practicum, proposes mostly exercises and uses work at the blackboard. Assuming that didactical knowledge is reformulated from practice, this article analyzes the influence of a teacher education setting based on ICT (e-mail and forum) in developing aspects of such knowledge - tasks proposed and ways of using technological materials. The qualitative and interpretative case study of this prospective teacher is based in interviews and in the analysis of the documentation generated in the teacher education setting. The results show that ICT enabled sharing and discussing classroom experiences and joint work with other prospective teachers, supervisor and mentor. Besides exercises, this prospective teacher begun proposing students tasks more open and challenging as well as the exploration of technological materials. His reflections regarding the tasks and the ways to use the technological materials in his classes contributed to enlarge his didactical knowledge and to regard his own practice as learning setting.
El profesor de matemáticas en prácticas ha vivido como alumno, a menudo, situaciones de aprendizaje muy diferentes de las recomendaciones curriculares actuales. Es el caso de Fábio, quien al principio de sus prácticas propone a los alumnos sobre todo ejercicios y usa solo la tiza y la pizarra. Considerando que el conocimiento didáctico se reformula desde la práctica, este artículo analiza la influencia de un dispositivo de formación que integra las TIC (e-mail y foro) en el desarrollo de aspectos de ese conocimiento - propuesta de tareas y formas de usar materiales tecnológicos. El estudio de caso de este profesor en prácticas, cualitativo e interpretativo, se basa en entrevistas y en el análisis de la documentación generada en el dispositivo de formación. Los resultados ponen de manifiesto que las TIC permitieron el intercambio y la discusión de experiencias de clase y el trabajo conjunto con otros profesores en prácticas y sus tutores. Fábio pasó a proponer a sus alumnos, además de ejercicios, tareas más abiertas y desafiantes y a proporcionarles la exploración de materiales tecnológicos. Sus reflexiones sobre las tareas y las formas de integrar los materiales tecnológicos en sus clases contribuyeron a ampliar su conocimiento didáctico y a que viera su propia práctica como campo de aprendizaje
Le stagiaire de mathématiques vit souvent des situations d’apprentissage très différentes des instructions curriculaires. C’est le cas de Fábio, qui propose initialement aux élèves surtout des exercices et n’utilise que le tableau noir et la craie. Considérant que c’est à partir de la pratique que la connaissance didactique se reformule, cet article, qui analyse l’influence d’un dispositif de formation qui intègre les TIC (courrier électronique et forum) sur le développement des tâches et des façons d’utiliser des ressources technologiques, repose sur une étude de cas, qualitative et interprétative, de ce stagiaire, de par des d’entrevues et l’analyse de la documentation produite par ce dispositif. Les résultats montrent que les TIC ont permis le partage et la discussion d’expériences de classe et le travail conjoint avec d’autres stagiaires et leurs superviseurs. Les réflexions de Fábio ont contribué à l’élargissement de son savoir didactique et à l’observation de sa propre pratique comme terrain d’apprentissage
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66166
ISSN1665-2436
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
09-Viseu-Ponte (RELIME).pdf538,08 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID