Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/66465
Título: | Equídeos nos montes do noroeste português. Narrativas míticas gravadas nas rochas |
Autor(es): | Bettencourt, Ana M. S. |
Palavras-chave: | Arte rupestre Equídeos Mitologias solares Rock art Horses Solar mythologies |
Data: | 2019 |
Editora: | Câmara Municipal de Viana do Castelo |
Citação: | BETTENCOURT, A.M.S. (2019). “Equídeos nos montes do noroeste português. Narrativas míticas gravadas nas rochas”, in A. Pereira (Ed.), O Garrano: Contributos da Investigação Histórico-Arqueológica, Antropológica e Equestre para a sua valorização, Viana do Castelo: Câmara Municipal, 135-148 |
Resumo(s): | Gravar afloramentos no Noroeste português é uma realidade desde, pelo menos, os finais do 5.o, inícios do 4.o milénios a.C., tendo persistido até épocas históricas.
Os motivos mais antigos inserem-se na Arte Atlântica e caracterizam-se por uma gramática abstracta com inúmeras composições circulares ligadas por sulcos ondulantes, provavelmente associados a uma cosmogonia onde importam as propriedades de diversas orografias, nascentes, cursos de água e ciclos solares e lunares. Esta estrutura simbólica perdura durante cerca de dois mil anos, sendo substituída, durante os finais do 3.o e os inícios do 2.o milénios a.C., por um universo simbólico distinto que se materializa por novas grafias. Referimo-nos a uma arte figurativa que se inicia pela representação de armas, mas que continuará, durante o 2.o e inícios do 1.o milénios a.C., com a gravação de armas, embarcações, podomorfos, símbolos solares e equídeos sub-naturalistas.
Alguns destes equídeos, quer porque se associam a imagens solares, quer porque se orientam para momentos determinantes dos ciclos solares, foram interpretados como representações que materializam mitos relacionados com o cavalo solar.
Durante o 1º milénio a.C. as representações de equídeos estilizam-se. No entanto, as composições ganham movimento e aparecem cenas narrativas representativas de um novo universo ideológico. Recording outcrops in the Portuguese Northwest has been a reality since at least the end of the 5th, beginning of the 4th millennia BCE, and has persisted to historical epochs. The first motifs are part of the Atlantic Art and are characterized by an abstract grammar with numerous circular compositions linked by grooves, probably associ- ated with a cosmogony where they import the properties of several orographies, springs, water courses and solar and lunar cycles. This symbolic structure lasts for about two thousand years, being replaced, during the end of the 3rd and the begin- ning of the 2nd millennia BCE, by a distinct symbolic universe that is materialized by new iconographies. We refer to a Figurative Art that begins with the representation of weapons, but which will continue during the 2nd and beginning of the 1st millennia BCE, with the recording of weapons, boats, footprints and shoeprints, solar symbols and sub-naturalist equines. Some of these equines, either because they are associ- ated with solar depictions or because they are oriented toward determining mo- ments of solar cycles, were interpreted as representations that materialize myths related to the solar horse. During the 1st millennium BCE, representations of equidae are stylized. However, the compositions gain movement and occur narrative scenes representative of a new ideological universe. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/66465 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DH - Capítulos de Livros/Book Chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BETTENCOURT_A_M_S_2019_Equideos_nos_Montes.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |