Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6651

TítuloSituações de risco para a saúde de jovens adolescentes
Autor(es)Rodrigues, Vitor
Carvalho, Amâncio
Gonçalves, Artur
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveComportamentos de risco
Promoção da saúde
Educação para a saúde
Jovens
DataJun-2007
EditoraUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Escola Superior de Educação
CitaçãoENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO, 3, Vila Real, Portugal, 2007 – “Perspectivar a Investigação em Saúde”. Vila Real : Escola Superior de Educação da UTAD, 2007. ISBN 978-972-97739-4-5. p. 65-71.
Resumo(s)Nascer, crescer, envelhecer e morrer são marcos fundamentais na experiência de vida de qualquer indivíduo. Mas é na adolescência que ocorrem as maiores mudanças, quer fisiológicas e anatómicas, quer psicológicas e às quais os jovens necessitam de se adaptar num mundo em constante mudança (Rodrigues, 2006; Rodrigues, Carvalho & Carvalho, 2006). Os comportamentos no decorrer da adolescência podem ser interpretados como o resultado de aprendizagens significativas, onde a escola tem um papel relevante para e na consolidação da literacia para a saúde (Carvalho, 2002; Carvalho 2006). Este é um estudo descritivo e transversal onde se pretendeu conhecer e caracterizar os hábitos de saúde dos jovens que fazem parte da nossa amostra (467 jovens), e identificar comportamentos de risco no que respeita ao consumo de tabaco, bebidas alcoólicas, drogas ilícitas e comportamento sexual. Os principais resultados são os seguintes: - cerca de dois terços dos jovens dizem não ter experimentado tabaco, assim como a maioria diz não o consumir regularmente; - a bebida mais consumida todos os dias e todas as semanas é o vinho; - a maioria dos jovens diz não consumir qualquer tipo de droga ilícita e são os rapazes que afirmam mais frequentemente já ter tido relações sexuais.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6651
ISBN978-972-97739-4-5
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Situacoes de risco.pdfActas636,04 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID