Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66511

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Margarida Estevespor
dc.date.accessioned2020-08-20T11:43:27Z-
dc.date.available2020-08-20T11:43:27Z-
dc.date.issued2020-01-
dc.identifier.citationPereira, M. E. (2020). Portuguese Women Filmmakers and the Estado Novo. From Invisibility to Cultural Memory. Diacrítica, 34(2), 62-76. https://doi.org/10.21814/diacritica.583por
dc.identifier.issn0870-8967por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/66511-
dc.description.abstractThis paper aims to offer a general perspective ofthe presence (or, rather, absence) of female filmmakers during the Estado Novoperiod. If, on the one hand, the situation of the Portuguese filmmakers must be framed within the context of the regime’s ideology with regard to women (Cova &Pinto 2002), on the other hand, we cannot ignore the wider context of the presence/absence of women filmmakers in cinema during the twentieth century. Thus, the issue will be framed within previous work devoted to the question of women and film in a wider context (cf. Butler 2002; Lauzen2019; White 2017); as regards the Portuguese case, the study takes as a starting point work done by Castro (2000) and Pereira (2016). We also claimthat this invisibility, as regards the New State regime, has been counterbalanced by the appearance in recent years of a number of documentaries made by women who arerecovering thememory of the regime. Finally, the article will focus ona film by Swedish filmmaker Solveig Nordlund, titled Mitt Andra Land[My Other Country] (2014), arguing that it establishes a bridge between individual memory and collective memory byinvoking the personal experience of thefilmmaker,who starts working in Portugal in the 1970s.por
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo oferecer uma perspetiva geral sobre a presença (ou melhor, a ausência) de cineastas mulheres durante o período do Estado Novo. Se, por um lado, a situação das cineastas portuguesas deve ser enquadrada no contexto da ideologia do regime em relação às mulheres (Cova &Pinto 2002), por outro, não podemos ignorar o contexto mais amplo da presença/ ausência de mulheres cineastas no cinema durante o século XX. Assim, a questão será enquadrada em trabalhos anteriores dedicados à questão das mulheres e do cinema num contexto mais amplo (cf. Butler 2002; Lauzen 2019; White 2017); no caso português, o estudo parte do trabalho de Castro (2000) e Pereira (2016). Afirmamos tambémque essa invisibilidade, no que diz respeito ao regime do EstadoNovo, foi contrabalançada pelo aparecimento nos últimos anos de vários documentários feitos por mulheres que estão a recuperara memória doregime. Por fim, o artigo focar-se-ánofilme da cineasta suecaSolveig Nordlund, intitulado Mitt Andra Land[O Meu Outro País](2014), argumentando que este estabelece uma ponte entre a memória individual e a memória coletiva, invocando a experiência pessoal da realizadora e do seutrabalho emPortugal desde a década de 1970.por
dc.description.sponsorshipPTDC/ART-OUT/28051/2017. Womanart. Women, arts and dictatortoship - Portugal, Brazil and Portuguese speaking countriespor
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)por
dc.relationPTDC/ART-OUT/28051/2017por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectWomen filmmakerspor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectEstado Novopor
dc.subjectSolveig Nordlundpor
dc.subjectMemorypor
dc.subjectMulheres cineastaspor
dc.subjectMemóriapor
dc.titlePortuguese women filmmakers and the Estado Novo: from invisibility to cultural memorypor
dc.title.alternativeMulheres cineastas portuguesas e o Estado Novo: da invisibilidade à memória culturalpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/583por
oaire.citationStartPage62por
oaire.citationEndPage76por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume34por
dc.identifier.eissn2183-9174por
dc.identifier.doi10.21814/diacritica.583por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
sdum.journalDiacríticapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Portuguese Women filmmakers and the Estado Novo.pdf641,49 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID