Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66527

TítuloCurriculum development in higher education: Challenges for university teaching
Outro(s) título(s)Desenvolvimento do currículo no ensino superior: desafios para a docência universitária
Desarrollo del currículo en la enseñanza superior: desafíos para la docencia universitaria
Autor(es)Mesquita, Diana
Flores, Maria Assunção
Lima, Rui M.
Palavras-chaveCurriculum development
Higher education
Portugal
University teaching
docência universitária
desenvolvimento do currículo
Ensino Superior
docencia universitaria
desarrollo del currículo
enseñanza superior
Data2018
EditoraUniversidad Nacional Autónoma de México
RevistaRevista Iberoamericana de Educacion Superior
Resumo(s)This article is based on a broader research project and aims to discuss the challenges faced by university teaching, particularly with regard to curriculum development in higher education. The first challenge points to the relationship between teacher planning and pedagogical action, content selection processes and teaching strategies. The second challenge reinforces the importance of creating interdisciplinary spaces for the development of the students' competences. And the third challenge places emphasis on assessment as one of the key enhancers of curriculum innovation. There are not many studies that discuss in depth the curricular and pedagogical assumptions attached to university teaching. These challenges therefore make a significant contribution to this issue, in particular as regards their implications for teachers' work and professional development.
ste artigo baseia-se em um projeto de estudos mais amplo e procura discutir os desafios que se colocam à docência universitária, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento do currículo no en-sino superior. O primeiro desafio aponta para a relação entre a planificação do professor e a sua ação pedagógica, o processo de seleção dos conteúdos e as estratégias de ensino. O segundo desafio reforça a importância da criação de espaços interdisciplinares com vista ao desenvolvimento de competências dos alunos. E o terceiro desafio coloca a ênfase na avaliação, enquanto um dos principais elementos potenciadores da inovação curricular. Não são muitos os estudos que discutem de forma aprofundada, os pressupostos curriculares e pedagógicos inerentes à docência universitária. Assim, estes desafios cons-tituem um contributo relevante para esta questão, nomeadamente ao nível das suas implicações para o trabalho e desenvolvimento profissional dos professores.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66527
DOI10.22201/iisue.20072872e.2019.25.338
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018 _jnl RIES_DM_AF_RML_2007-2872-ries-9-25-42.pdf
Acesso restrito!
558,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID